Loja virtual estruturada e organizada

| 23/02/2012 - 10:15 AM | Comentários (2)

A montagem e estruturação completa de uma loja virtual é um passo fundamental e determinante para o progresso e o sucesso da organização no mercado virtual, que se mostra cada vez mais crescente e concorrido no cenário econômico brasileiro.

Com o início do ano, as preocupações com a renovação dos trabalhos da loja virtual aparecem; e nesse momento, o desejo de reestruturar ou montar um empreendimento preparado para conquistar fatias do mercado online é prioridade entre os lojistas.

Assim, organizar a loja virtual é a melhor solução para estabelecer fatores que auxiliem o contato e a negociação com o e-consumidor. Logo, as divisões da loja em departamentos podem auxiliar na estruturação e organização de sua loja online:

Departamento de Marketing
Essa área é responsável pelo reconhecimento de sua loja virtual. A influência do marketing digital tem crescido juntamente com o e-commerce nacional e, por isso, não pode mais ser ignorado. As lojas virtuais precisam aparecer, precisam ser evidenciadas, destacadas. Dessa forma, definir um departamento responsável por essa função é muito importante.

Além disso, após a negociação ter sido efetivada, o departamento de marketing entra em cena novamente através do Pós-venda, buscando verificar junto ao cliente suas considerações referentes ao empreendimento e o desenvolvimento da compra.

Departamento Comercial
Este departamento responsabiliza-se por analisar e verificar a veracidade dos pedidos que entram na loja. É importante analisar o preenchimento de todas as informações, bem como os dados para contato com o cliente.

Essa primeira visão deve possibilitar ao departamento já analisar as condições de localidade entre o cliente e o lojista, permitindo estender o pensamento para o processo logístico e a data de entrega da mercadoria solicitada.

Departamento Financeiro
Essa seção possui a responsabilidade de confirmar o pagamento do cliente pelo produto adquirido, conforme a forma de pagamento escolhida. O profissional deste departamento deve verificar junto às operadoras e bancos a data de pagamento para liberação do produto para envio ao cliente.

A Dotstore possibilita a integração do sistema com o Gateway de pagamento Braspag, visando facilitar e unificar as informações em um único ambiente, auxiliando o lojista ou o responsável pelo departamento financeiro da loja a manter tais informações sempre organizadas. Para solicitar a integração do Gateway Braspag com sua loja, entre em contato com nossa equipe através do e-mail: atendimento@dotstore.com.br.

Departamento Logístico
Essa área tem a responsabilidade de cuidar do envio das mercadorias solicitadas pelo cliente, após a efetuação e confirmação do pagamento. Para realizar essa ação é preciso ter muito cuidado, pois postar uma mercadoria errada ou para o endereço errado é muito prejudicial para a empresa financeiramente e também para sua reputação diante do consumidor. Por isso, revisar o pedido e todas as suas informações é indispensável.

Independente do tamanho de seu projeto, instituir repartições dentro da empresa favorece a organização e o desempenho da loja virtual diante do mercado. Mesmo que o lojista seja o único responsável pelo andamento do empreendimento, a divisão de funções se faz necessária.

Sucessos!

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Felipe Martins: Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
Vtex
Mailbiz
LojaMestre
Braspag
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Enviou
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Trezo
Softvar
Qwintry
SoS Loja Virtual
 

Comentário (2)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Augusto Palomo disse:

    Muito boa matéria, concerteza a Estrutura e a Organização são fundamentais para o sucesso de uma empresa, e mais ainda no e-commerce.

  2. Rafael disse:

    Faltou um setor muito importante o SAC para atender clientes em dúvidas, responder emails, recuperar carrinhos perdidos. Muito legal a matéria. Abraços Rafael Mazzaron

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.