No comércio eletrônico, o Natal acaba hoje!
Muitas lojas continuarão vendendo com a promessa de entrega até o dia 24/12, mas tome cuidado para não correr riscos e ter aborrecimentos. Os grandes players que não trabalham com os Correios conseguem entregar em um prazo menor, pois possuem estratégias com suas empresas de logística.
Na semana que vem observem que o foco da Campanha de Natal – destes players – será a comunicação da entrega garantida para determinadas regiões do país até o dia 24/12.
Buscando incentivar as vendas e atender os consumidores que ainda não fizeram as suas compras de Natal, os EUA está na 3a edição anual do “Dia do Frete Grátis” (Free Shipping Day). Um evento criado pelo site Free Shipping com o objetivo de oferecer a entrega gratuita e garantida até a véspera do Natal. Nesta edição, pelo menos 125 lojas online estão participando.
O Natal é a data mais importante do “varejo” no mundo. Existem comércios que conseguem incrementar o faturamento em até 100% no fim de ano. Segundo a estimativa da e-bit, o período (15 /11 a 24 /12/10) deve faturar 2,2 bilhões no comércio eletrônico brasileiro.
Portanto, fique atento à sua performance.
- Qual foi a sua participação no mercado que faturou 10,6 bilhões em 2009?
- Qual é a estimativa para fechar 2010?
- Quanto falta para alcançar esta meta?
Se este foi o 1o Natal da sua loja virtual, comece o dia 03 de janeiro fazendo algumas análises do período. Como:
- Faturamento
- Infraestrutura (atendimento, entrega, estoque, frete, verba, etc.)
- ROI – Retorno sobre Investimento (Return on Investiment)
- Participação de Mercado (Share of Market)
Um planejamento mal elaborado significa perder o trabalho realizado durante o ano inteiro. Com a análise, planeje suas vendas e consiga melhores resultados nas ações de Natal 2011. Atente-se aos resultados e a infraestrutura de seu e-commerce e garanta sua fatia na data sazonal mais representativa do mercado.
Categoria: Cases