Perdeu o timing para o Dia das Mães? Corra para estar pronto a tempo para o Dia dos Namorados

| 28/05/2013 - 09:45 AM | Comentários (0)

coracao

© Karen Roach – Fotolia.com

A organização de uma loja virtual para atender datas comemorativas populares deve ser feita com meses de antecedência. Disso todos os varejistas sabem, mas às vezes, especialmente para os pequenos, é difícil escapar dos imprevistos e estar com tudo pronto a tempo para iniciar as vendas com antecedência.  Estamos no fim de maio, e daqui a duas semanas já será Dia dos Namorados. No ano passado, as vendas online para a data alcançaram R$ 784,5 milhões, com tíquete médio de R$ 336,00. Ótimos números, não é?

E aí? Ainda dá tempo do pequeno varejista se organizar e fazer bonito nas vendas? Se sua loja faz parte de um marketplace, certamente você já está encaminhado e bem à frente nos preparativos para a data, já que receberá consultoria personalizada mês a mês, apoio às ações de marketing, visibilidade na home page do shopping virtual e apoio à geração de tráfego para sua loja.

Mas e se você tem loja virtual própria e não conta com o apoio e consultoria de um marketplace? Pensando em como auxiliar nesse trabalho de preparação para grandes datas, disponibilizo o checklist a seguir, que serve para qualquer pequeno varejista, com operação individual ou em marketplace:

– Negocie a compra e prazos de entrega o quanto antes com os fornecedores. Não esqueça que além de disponibilidade de estoque é muito importante garantir sortimento dos produtos.

– Tem um produto que ninguém mais tem? Que é novidade? Propague sua exclusividade nas redes sociais. As pessoas estão sempre em busca de presentes inovadores.

– Comece a produzir um layout dedicado à data. Além disso, pense em como organizar as categorias, criar listas de desejo, sugestões de presentes por grupo de valor (por exemplo, presentes “De R$100,00 a R$150,00”).

– Deixe bem claro qual é a data máxima para o consumidor comprar a tempo de receber a mercadoria até o Dia dos Namorados e as opções de entrega. Ofereça algum brinde ou cortesia aos que se antecipam e não deixam para comprar na última hora.

– Ofereça consultoria online para as compras. O cliente virtual se sente mais seguro para comprar na sua loja se ele puder tirar suas dúvidas em tempo real, seja por chat ou telefone.

-Tenha embalagem temática e cartões especiais para oferecer no fechamento da compra. Muitos clientes compram o presente online, mas depois precisam sair para comprar a embalagem, pois esqueceram desse detalhe (e a loja também não ofereceu).

– Tenha uma empresa de logística de backup, como alternativa aos Correios. Presentes não podem chegar com atraso!

E finalmente: para as próximas datas, não deixe de procurar uma consultoria ou integrar um marketplace. Isso pode fazer uma grande diferença em seu resultado.

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Categoria: Cases

Sobre Ricardo Jordão: Ricardo Jordão é CMO da Rakuten Brasil. Ver mais artigos deste autor.

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