Quatro dicas para alcançar o sucesso no e-commerce de moda

| 13/01/2012 - 13:09 PM | Comentários (1)

O e-commerce está na moda porque conseguiu integrar informação e compra. O internauta, ao mesmo tempo que acessa páginas de moda e fotos de desfiles internacionais, pode migrar para uma loja virtual e adquirir a peça desejada, completando um ciclo no ambiente online. Com a possibilidade de comprar pela internet, as barreiras de distância física e horário de funcionamento da loja, por exemplo, não existem mais. Assim, a loja virtual se tornou uma extensão da marca, disponível 24 horas por dia.

No Brasil, o setor está despertando somente agora e representa apenas 5% do total das vendas na internet, aproximadamente R$900 milhões. Já nos EUA, 109 das 500 maiores empresas de e-commerce vendem roupas e acessórios. A categoria moda é a quarta em número de vendas, a segunda em número de visitas e a primeira em browsing. Fica a questão: como aumentar as vendas e alcançar o sucesso no e-commerce de moda no Brasil? Confira algumas dicas:

1- Venda estilo
O apelo das vendas precisa estar sempre voltado ao estilo do consumidor. Ninguém quer comprar apenas um pedaço de tecido, e sim uma peça que traduza sua personalidade e lhe confira conforto e glamour. Explore a peça, monte diversas combinações, disponibilize imagens em alta resolução, crie uma tabela de medidas.

2- Tenha uma loja virtual atraente e atualizada
Esteja sempre atualizado com a troca de estações e datas comemorativas. Se possível antecipe tendências, dê dicas de como usar e como combinar as peças. Torne a visita do consumidor fácil e intuitiva, disponibilizando seus produtos em categorias bem definidas, como “casual, festa, noite, minimalista, básico, promoções, novidades, tendências”

3-Seja multicanal
Há muito tempo o consumidor não está mais só no comércio de rua ou nos shoppings centers. O cliente em potencial está na internet, nas redes sociais, nos aplicativos de tablets e celulares. Dados da Boston Consulting Group mostram que consumidores que compram através de dois canais são três vezes mais rentáveis do que os que compram em apenas um canal; os que compram em três diferentes canais podem ser até cinco vezes mais rentáveis. Por isso, esteja sempre antenado com os novos canais e aposte neles!

4- Surpreenda o cliente
Em um país com sérios problemas de logística, é essencial ter em mente um plano B para a entrega. Nunca prometa prazos que você não pode cumprir, mas faça o impossível para entregar o produto com antecedência.  Invista em uma bela embalagem para apresentação do produto. O consumidor de moda tem ansiedade em receber sua compra, e ficará ainda mais satisfeito e surpreso em receber antes do prazo e em uma embalagem caprichada.

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Categoria: Cases

Sobre Alessandro Gil: Alessandro Gil é CEO da Rakuten Marketing Brasil. Executivo com mais de 14 anos de experiência em Marketing, especialmente em Empresas de TI e varejo, foi professor do curso de Publicidade e Propaganda da PUC de Campinas, além de ministrar aulas de assuntos relacionados a comércio eletrônico em diversas universidades e escolas de negócio. Foi Diretor de Marketing da Ikeda, até a aquisição da empresa pela Rakuten, quando se tornou CMO da Rakuten Brasil. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (1)

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  1. Antonio Marques disse:

    Muito bom o Conteudo do site,
    Vou segui-lo a partir de agora…

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