Quem Comprou, Pensa o quê?

| 17/12/2010 - 21:08 PM | Comentários (0)

Imagem meramente ilustrativa

É importante saber exatamente o que o consumidor pensa depois que ele realizou uma compra, porque se este consumidor estiver satisfeito com os serviços e produtos oferecidos pela loja virtual, muito provavelmente irá continuar comprando quando necessitar novamente. Esse consumidor conquistado e mantido é infinitamente mais barato e lucrativo para o negócio do que todo o custo que se faz necessário para conquista um novo consumidor.

Para isso é importante sempre saber o que eles pensam, principalmente após uma venda. Em épocas especiais de vendas, como o natal, muitos consumidores chegaram à loja virtual através das ofertas sazonais, porém a grande maioria nem sempre se tornaram clientes e serão somente compradores únicos. Contanto se sentirem que podemos oferecer algo além da venda dos produtos em ofertas, ou seja, entender as reais necessidades deles fará com que o mesmo se torne assíduos compradores.

Uma idéia interessante é sempre que uma venda for finalizada, seja disparo um email com um atalho para um formulário especial solicitando informações importantes sobre a experiência de compra, por exemplo: “O que é mais importante numa loja virtual?”, “O que achou dos preços praticados?”, “Dê uma nota para sua experiência de compra!”, “O prazo oferecido foi respeitado?”, “Em sua opinião qual é o fator que mais agrada em suas compras virtuais?”, entre outros dados pertinentes de uma compra virtual.

Além disso, ao final desse formulário poderemos ainda conceder um cupom de desconto único e especial, para que o tempo e as informações oferecidas pelos consumidores possam ser recompensados, além disso, incentivará talvez uma nova compra. Essas respostas com certeza oferecem um bom guia e manual do que deve ser melhorado na loja virtual para que os clientes se sintam cada vez mais atendidos e especiais. Essa pequena intervenção com certeza agradará tanto aos clientes como os compradores únicos, porque é importantíssimo ouvir o que tenham para nos falar, porque com certeza eles são os maiores interessados nos serviços e produtos oferecidos pelo comercio eletrônico.

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Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

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