Social Commerce

| 15/02/2010 - 14:41 PM | Comentários (0)

Outro dia recebi uma sugestão de tema para abordar aqui no iMasters: e-commerce. Mas puxa vida, qual abordagem interessante eu poderia usar para falar de um tema tão rico em assunto? Pesquisei bastante e achei algo gostoso de ler. Espero que vocês gostem também! Vamos falar de Social Commerce?

Definição adaptada da Wikipedia:

“Social Commerce é uma forma de comércio eletrônico que emprega ferramentas colaborativas peculiares em Social Media, a fim de auxiliar no processo de compra e venda”.

É o casamento por interesse da Social Media com o E-commerce.

O que propiciou o nascimento dessa união?

O discurso corporativo está caindo na vala comum, enquanto os consumidores preferem cada vez mais ouvir os…consumidores!

E por que vale a pena adotar uma plataforma de e-commerce com conceitos de Social Media?

  • Porque se trata de uma forma nobre de marketing: são pessoas resolvendo problemas de outras pessoas, com uma finalidade única: lucro.
  • Venda sugerida em um ambiente onde geralmente as pessoas passam o tempo livre: plataformas sociais. Operação comercial aliada a uma situação agradável.
  • Social shopping: conceito da vida offline. Comprar em grupo ou na companhia de alguém é mais agradável e transmite sensação de apoio, suporte.

Enquanto pesquisava sobre o assunto, achei um site bem legal destinado a tratar do assunto. Nele, encontrei um artigo sobre as 6 dimensões do Social Commerce e fiz um apanhado que encontrei por lá.

As Seis dimensões do Social Commerce

  • Social Shopping
  • Ratings & Reviews
  • Recomendações e Referências
  • Fóruns e Comunidades
  • SMO (Social Media Optimization)
  • Social Ads e aplicativos

1ª Dimensão: Social Shopping

O conjunto de ferramentas para Social Shopping permite que as pessoas compartilhem o ato de fazer compras. As ferramentas são:

  • Compra em grupo: As pessoas podem utilizar seu poder coletivo de compra para efetuar grandes transações.

Ex. 1: Dell Swarm. O vídeo é auto-explicativo.

Ex.2: Adidas Free Stripes. Mande cupons de desconto para seus amigos e, a cada 5 cupons utilizados, você ganha um calçado Adidas “de grátis”.

  • Co-Browsing: As pessoas podem comprar juntas e ao mesmo tempo em um site de e-commerce com sincronização de page views e chat integrado.
  • Presentear coletivamente: Precisa explicar? Se eu disse “cyber-vaquinha” todo mundo entende? (ex. Apple iTunes Group Giftcard)
  • Ask-Your-Network (Pergunte a sua rede): Recurso incorporado às páginas de produto que permite obter conselhos e recomendações em tempo real de sua rede de contatos através de perguntas diretamente em seus feeds.
  • Fachadas em Redes Sociais: Ajudam as pessoas a comprar a partir dos ambientes das redes, enviando solicitações, pareceres e recomendações para seus círculos sociais online.
  • Portais de Social Shopping: Permitem que as pessoas comprem em várias lojas em uma única plataforma. Englobam a maioria dos recursos desta dimensão.

Veredicto: Ótima opção para varejistas on-line.

2ª Dimensão: Ratings & Reviews

Ao permitir que os clientes façam avaliações dos produtos e serviços de sua companhia, você abre espaço para um ambiente de contribuição e discussão. O conjunto de ferramentas para Ratings & Reviews inclui:

  • Avaliações e Críticas dos Clientes: Esse recurso arranca a verdade nua e crua dos clientes do mundo real. Pode ser integrado à página do produto em uma plataforma e-commerce, a uma rede social, etc.
  • Avaliações e Críticas dos Especialistas: O espaço aqui é para opiniões de experts: autoridades independentes, profissionais e prosumers (producer+consumer ou Professional+consumer; indica um consumidor mais informado, que dita aquilo que deve ser produzido). Pode ser integrado à página do produto em uma plataforma e-commerce, a uma rede social, um site de avaliações e críticas, revistas online, etc.
  • Patrocínio de Avaliações e Críticas: Opiniões de clientes e/ou especialistas em plataformas de Social Media mediante pagamento.
  • Testemunhos de clientes: Histórias de clientes publicadas em sites de e-commerce, permitindo interação (comentários e discussões).

Veredicto: Solução comprovada para atestar o ROI de suas ações em Social Media.

3ª Dimensão: Recomendações & Referências

As recomendações e referências ocorrem nos círculos sociais e geralmente recompensam os consumidores que recomendam determinado produto ou serviço. As ferramentas incluem:

  • Recurso de compartilhamento com Redes Sociais (social bookmarking): Faça o bookmarking dos seus negócios, produtos etc e envie via feed para seus amigos, fãs e seguidores.
  • Referral Programs (programas de indicação): Recompense seus clientes quando eles indicarem seus produtos/serviços/companhia para outras pessoas.
  • Social Recommendations: A partir de dados de perfil e hábitos de compra similares, consumidores recebem recomendações de outros membros.

Veredicto: Se o que você vende tem alto potencial para ser recomendado, considere esta dimensão como prioridade em sua lista de ferramentas para Social Commerce.

4ª Dimensão: Fóruns & Comunidades

Plataforma de Fóruns e Comunidades conectam pessoas a outras e a outros negócios em um ambiente moderado.

  • Fóruns de Usuários: Nos fóruns de usuários é muito comum encontrar pessoas resolvendo problemas e questões de suporte de outros consumidores. Geralmente a participação depende de associação.
  • Galerias de Usuários: As discussões são incrementadas com imagens e vídeos.
  • Quadros de Sugestões: Quadros online de sugestões são feedbacks construtivos e dão espaço para a criação dos prosumers que citamos anteriormente. As sugestões podem ser abertas a comentários e votos.
  • Q&A (Perguntas e Respostas): Também conhecidos como os Novos FAQs, recolhem contribuições dos clientes através de um sistema interativo de perguntas e respostas. Veja mais aqui.
  • Comunidades de Marcas: Comunidades privadas de clientes/parceiros, geralmente visando fidelização e/ou oportunidades de consultoria.

Veredicto: É uma solução poderosa, mas de retorno a longo prazo. Exige altos níveis de comprometimento e investimentos.

Dimensão 5: SMO (Social Media Optimisation)

O objetivo aqui é atrair os visitantes para sites através da promoção e divulgação destes destinos em plataformas de mídia social.

  • Feeds de notícias: Disponibilização de notícias via feed em plataformas como Twitter, Facebook, Blogs (RSS) e outros. Muitas vezes esses canais recebem a notícia em primeira mão ou de forma exclusiva, o que a torna ainda mais valiosa. Por notícia entenda também promoções, descontos e sorteios.
  • Media Sharing: Inserção de publicidade e/ou conteúdo promocional em plataformas de Social Media como Youtube, Flickr e Slideshare  e conteúdo informativo na Wikipedia.
  • Eventos online em Plataformas Sociais: Webinars, press briefings, concursos, apresentações e shows.
  • Link Building: Disponibilize dados de terceiros em plataformas sociais apontando os links para a fonte de origem.

Veredicto: Evite caso você considere as plataformas de Social Media como apenas mais um canal de comunicação.

Dimensão 6: Social Ads & Aplicativos

Conteúdo relacionado à marca em formato de anúncio ou aplicações, disponibilizados em plataformas sociais.

  • Social Ads Anúncios em formato de mídia paga em plataformas como Facebook, YouTube, blogs, fóruns.
  • Aplicativos Aplicações online que levam informações da marca e suportam interação social/contribuições dos clientes.

Veredicto: Iniciativa simples e segura para quem quer iniciar no mundo do Social Commerce.

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Categoria: Cases

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