5 Dicas para escolher o meio de pagamento ideal para sua loja virtual

| 31/05/2017 - 11:35 AM | Comentários (0)

O meio de pagamento é um dos principais assuntos a ser definido para o sucesso das operações de uma loja virtual. Através desse sistema, o e-commerce efetivará suas negociações e obterá seus retornos financeiros. Por isso, separamos algumas dicas para facilitar a escolha do meio de pagamento ideal para seu e-commerce, confira:

Cuidado com as taxas atrativas

Muitos empreendedores definem qual meio de pagamento operará em sua loja pelas taxas. Não que este não seja um aspecto importante, mas essa não é a forma correta de definir o meio de pagamento ideal. Em outras palavras: não escolha o meio de pagamento com base na menor tarifa.

O meio de pagamento ideal para sua loja deve ser escolhido com base no perfil de sua loja virtual. Por exemplo, se você é um player que já está há muito tempo no mercado, e o faturamento do seu e-commerce gira em torno de 2 milhões de reais por mês, você precisa de um determinado tipo de meio. Já, se a sua operação está no início, com um faturamento de até 50 mil reais por mês, você precisa de outro tipo de meio de pagamento.

Entenda seu perfil

Antes de escolher o meio de pagamento da sua operação, é necessário entender sua estrutura e o nível de maturidade do seu e-commerce. Por exemplo, se está iniciando as vendas, é interessante escolher não um meio de pagamento, mas uma solução que englobe todos os serviços relacionados à transação, e focar na aquisição de clientes. Por outro lado, se a sua operação é muito grande e experiente, a escolha ideal é uma solução que converta e que tenha um nível de tarifa baixo (observe que a questão da tarifa importa realmente, quando já se tem uma operação bem estruturada).

Priorize o atendimento

Como o meio de pagamento lida com seu dinheiro, é muito importante que você tenha voz dentro dele, ou seja, sempre que for preciso tirar dúvidas, você seja ouvido. É fundamental que alguém lá dentro entenda suas demandas e dificuldades, pois caso contrário, isso criará uma série de dificuldades no meio do processo de vendas do seu e-commerce que causará prejuízos indiretos. Portanto, escolha um meio de pagamento que tenha um canal de comunicação muito bom, com uma equipe sensível que resolva os problemas.

Atente-se à integração com a plataforma

Outro ponto muito importante na hora de escolher um meio de pagamento para seu e-commerce é ter uma visão bastante clara da integração do meio de pagamento com a plataforma da sua loja virtual. Isso porque existe uma série de necessidade de vendas, e com a integração perfeita com uma amplitude grande de possibilidades, a tendência da margem de lucro da sua loja virtual é aumentar.

Entenda a estrutura do meio de pagamento

Esse aspecto é fundamental, pois você precisa de um meio de pagamento transparente, que tenha um nível de conversão alto, com uma análise de risco boa, adequada ao tipo de produto que você vende, e ao segmento que você atua. Com essas características, a tendência é que o meio de pagamento te sirva bem.

Considerações

O processo de pagamento é parte extremamente importante dentro do ciclo de vendas do e-commerce. Entenda: você pode fazer todo o ciclo de vendas correto, ter um investimento bacana para atrair clientes, ter uma usabilidade que garanta satisfação ao usuário, mas se chegar ao processo de pagamento e houver algum tipo de desalinhamento, você perderá esse cliente e seu nível de conversão cairá. Portanto, é imprescindível escolher o meio de pagamento certo para sua loja virtual. Analise cuidadosamente todas as dicas e sucesso!

Tags: , , , ,

Categoria: Dicas

Sobre Felipe Martins: Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.