Como tornar meu e-commerce digno de confiança

| 10/05/2017 - 15:01 PM | Comentários (0)

A cada novo ano, o número de consumidores virtuais cresce no e-commerce brasileiro. E, com a chegada de novos clientes, que possuem contato com o mercado de vendas pela internet pela primeira vez, ainda surgem muitas desconfianças sobre qual loja virtual escolher, e como saber que um empreendimento é verdadeiramente sério e seguro.

Se o seu objetivo é propagar a confiança do seu e-commerce aos potenciais clientes, tanto veteranos, como novatos, nós destacamos alguns pontos essenciais para despertar no consumidor o sentimento de confiança:

1. Apresente selos de segurança verdadeiros;
2. Trabalhe apenas com produtos de qualidade;
3. Aposte na descrição bem feita dos produtos;
4. Providencie imagens reais e em perfeita qualidade de visualização;
5. Apresente feedbacks verdadeiros de clientes.

Esses aspectos são fundamentais para gerar mais confiança no consumidor no momento de comprar. No entanto, destacamos que o marketing feito por outros consumidores é uma das formas mais convincentes de conquistar novos clientes. Por isso, destacaremos três regras básicas para maximizar o potencial de confiança, a partir de reviews de clientes:

Permita o comentário somente dos consumidores que compram. Um potencial cliente que não comprou em sua loja não precisa ter o direito de comentar. Afinal, ele não tem experiência com seu empreendimento e pode ser mal intencionado em suas palavras, se o e-commerce que lhe forneceu não lhe deixou satisfeito. Por isso, certifique-se de que quem realmente comprou em sua loja virtual estará comentando. Para isso, basta habilitar a opção de que somente usuários logados podem comentar sobre produtos e serviços do e-commerce.

Não modere, nem manipule os comentários. Se o consumidor desejou fazer um comentário, permita que ele se expresse. Ele pode ter amado a negociação e o produto, como pode ter odiado a ambos. Uma coisa é fato: o que o consumidor comentar servirá de termômetro para seu e-commerce, ou seja, se ele fez um elogio mantenha o serviço; mas se fez uma crítica, procure entender a realidade daquela negociação específica e, claro, melhore a experiência dos consumidores.

Publique tudo o que foi comentado por seu cliente. Nada de consertar erros de português ou pontuação. Isso, por algumas razões: primeiro, porque o cliente se sentirá ofendido em ter seu comentário editado. E, segundo, porque os consumidores percebem quando uma loja virtual está manipulando comentários a seu favor. Trabalhar com reviews de clientes é coisa séria e sugere, acima de tudo, respeito ao consumidor virtual: ao que comenta e aos que leem.

A verdade sobre feedbacks de clientes é apenas uma: quanto mais transparente seu e-commerce for, mais confiança ele gerará ao consumidor e, consequentemente, mais vendas obterá dentro do mercado virtual. Por isso, coloque em prática essas dicas e sucesso!

Tags: , , ,

Categoria: Dicas

Sobre Felipe Martins: Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.