Formulários e Questionários no Email Marketing: Para que vos quero?

| 13/09/2011 - 09:21 AM | Comentários (2)

Parece ser uma pergunta tão fácil de responder…ou talvez não.  Para que serve um formulário? Resposta: Para captar contatos. Simples. Para que serve um questionário? Para fazer perguntas. Simples. Porém as funções de formulários e questionários vão muito além disso…

Está ocorrendo uma mudança de paradigma na forma como as marcas atuam perante os consumidores. Antes era apenas a marca falando para o cliente. Com a diversidade de meios à disposição do consumidor, principalmente digitais, a tendência é a oposta: a marca ouve e o cliente diz o que pretende em tempo real.

Formulários e Questionários são duas ferramentas de um conjunto de soluções que aproximam marca e cliente simplificando este objetivo.

Mas voltemos ao título deste artigo.

Razão 1: O mais normal é utilizar um formulário para captar contactos. Mas acredite: Muitos não fazem algo tão simples como colocar um formulário no site para captar contactos,  preferindo comprar uma base de dados para fazer envios massivos sem autorização dos destinatários.

Resultados: O formulário apresentado nessa imagem já nos gerou mais de 3000 contactos  autorizados.

Razão 2:
Pergunte aos seus clientes aquilo que ele querem, oiça-os e relacione-se com eles. Mas atenção:  Não seja demasiado exaustivo e vá directo ao assunto. Questionários com demasiadas perguntas afastam as pessoas.

Resultados: Esse questionários de satisfação teve 183 respostas de um universo de 352 clientes. Taxa de Sucesso: 52%

Razão 3:
O efeito viral. Uma newsletter bem construída com critérios de participação claros e objectivos e um prémio apetecível para o seu público pode fazer muito pelo aumento da sua base de dados.

Resultados: A newsletter apresentada na imagem foi enviada para 3025 pessoas, tendo um total de 2050 recomendações.

Razão 4: Manter uma base de dados actualizada é tão ou mais importante do que adquirir novos contactos. Porquê enviar um tratamento para a calvice para toda a base de dados, quando regra geral, os homens é que padecem deste problema?

 

 

 


Que fazer?

Lembra-se da pergunta que fiz no início do artigo? Ainda julga que  criar um formulário ou questionário tem que ser uma grande dor de cabeça?

  • 1) Não trabalhe em múltiplos software. Centralize os recursos.
  • 2) Procure uma ferramenta todo-o-terreno.  Deve ter formulários, questionários e permitir-lhe alimentar e actualizar a base de dados evitando exportações e importações entre software.
  • 3) Faça você mesmo. Existem ferramentas já com modelos de formulários e questionários prontos a utilizar. Assim não há necessidade de pedir a terceiros que o faça por si.
Conclusão:

Não precisa perder dias para concluir com êxito um questionário ou um formulário. Já não é algo que um leigo não possa fazer. Reflita sobre o artigo e verá que as sugestões apontadas e muitas das ferramentas existentes no mercado têm um valor inestimável.

E lembre-se:  A era da comunicação de uma via Marca-Cliente tem os dias contados. A Marca deve agora procurar criar mecanismos para saber ouvir o cliente e manter uma conversação com ele. Os questionários online são precisamente uma das ferramentas para o conseguir.

Tags: , , , ,

Categoria: Tutoriais

Sobre Hugo Pascoal: É Gestor de Comunicação da E-goi Brasil e Portugal, empresa proprietária de uma plataforma de marketing multicanal que oferece um alto nível de relacionamento, integrando vários canais digitais. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (2)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Karina disse:

    Qual ferramenta que possui questionários e formulários prontos? E qual o software que posso mausear a minha base de dados desse jeito? Sem ter que exportar?

    Att.

    Karina

  2. Hugo Pascoal disse:

    Olá Karina,

    O E-goi já tem modelos de formulários e questionários já prontos a utilizar. No caso dos formulários se você quiser colocar um formulário de inscrição no site, basta criar no E-goi, copiar o HTML e colar no seu site.

    Temos um utilizador do E-goi que fez uma video aula explicando isso:
    http://www.ganhar-dinheiro-na-internet.com/como-colocar-formulario-de-captura-no-blog-usando-e-goi

    Dê uma olhada aqui:
    http://e-goi.com/s/mc_doc_br_732/f32cbc3644

    Abs,
    Hugo Pascoal ([email protected])
    Gestor de Comunicação
    E-GOI

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.