Formulários e Questionários no Email Marketing: Para que vos quero?
Parece ser uma pergunta tão fácil de responder…ou talvez não. Para que serve um formulário? Resposta: Para captar contatos. Simples. Para que serve um questionário? Para fazer perguntas. Simples. Porém as funções de formulários e questionários vão muito além disso…
Está ocorrendo uma mudança de paradigma na forma como as marcas atuam perante os consumidores. Antes era apenas a marca falando para o cliente. Com a diversidade de meios à disposição do consumidor, principalmente digitais, a tendência é a oposta: a marca ouve e o cliente diz o que pretende em tempo real.
Formulários e Questionários são duas ferramentas de um conjunto de soluções que aproximam marca e cliente simplificando este objetivo.
Mas voltemos ao título deste artigo.
Razão 1: O mais normal é utilizar um formulário para captar contactos. Mas acredite: Muitos não fazem algo tão simples como colocar um formulário no site para captar contactos, preferindo comprar uma base de dados para fazer envios massivos sem autorização dos destinatários.
Razão 2: Pergunte aos seus clientes aquilo que ele querem, oiça-os e relacione-se com eles. Mas atenção: Não seja demasiado exaustivo e vá directo ao assunto. Questionários com demasiadas perguntas afastam as pessoas.
Razão 3: O efeito viral. Uma newsletter bem construída com critérios de participação claros e objectivos e um prémio apetecível para o seu público pode fazer muito pelo aumento da sua base de dados.
Resultados: A newsletter apresentada na imagem foi enviada para 3025 pessoas, tendo um total de 2050 recomendações.
Que fazer?
Lembra-se da pergunta que fiz no início do artigo? Ainda julga que criar um formulário ou questionário tem que ser uma grande dor de cabeça?
- 1) Não trabalhe em múltiplos software. Centralize os recursos.
- 2) Procure uma ferramenta todo-o-terreno. Deve ter formulários, questionários e permitir-lhe alimentar e actualizar a base de dados evitando exportações e importações entre software.
- 3) Faça você mesmo. Existem ferramentas já com modelos de formulários e questionários prontos a utilizar. Assim não há necessidade de pedir a terceiros que o faça por si.
Não precisa perder dias para concluir com êxito um questionário ou um formulário. Já não é algo que um leigo não possa fazer. Reflita sobre o artigo e verá que as sugestões apontadas e muitas das ferramentas existentes no mercado têm um valor inestimável.
E lembre-se: A era da comunicação de uma via Marca-Cliente tem os dias contados. A Marca deve agora procurar criar mecanismos para saber ouvir o cliente e manter uma conversação com ele. Os questionários online são precisamente uma das ferramentas para o conseguir.
Categoria: Tutoriais
Qual ferramenta que possui questionários e formulários prontos? E qual o software que posso mausear a minha base de dados desse jeito? Sem ter que exportar?
Att.
Karina
Olá Karina,
O E-goi já tem modelos de formulários e questionários já prontos a utilizar. No caso dos formulários se você quiser colocar um formulário de inscrição no site, basta criar no E-goi, copiar o HTML e colar no seu site.
Temos um utilizador do E-goi que fez uma video aula explicando isso:
http://www.ganhar-dinheiro-na-internet.com/como-colocar-formulario-de-captura-no-blog-usando-e-goi
Dê uma olhada aqui:
http://e-goi.com/s/mc_doc_br_732/f32cbc3644
Abs,
Hugo Pascoal ([email protected])
Gestor de Comunicação
E-GOI