Black Friday registra recorde de vendas, diz comScore
A comScore, empresa norte-americana especializada em pesquisas sobre o mundo digital, divulgou ontem (28/11) os gastos dos consumidores com o e-commerce nos Estados Unidos nesta temporada. No acumulado do mês de novembro até o dia 26, foram gastos 11,64 bilhões dólares, marcando um aumento de 13 por cento em relação ao período correspondente do ano passado.
A Black Friday (Sexta-feira Negra), realizada toda sexta após o Dia de Ação de Graças naquele país, movimentou cerca de 648 milhões dólares em vendas on-line, registrando até o momento o maior faturamento entre os dias de novembro, crescendo 9 por cento na comparação com a Black Friday de 2009. No entanto, o Dia de Ação de Graças foi o que mais evoluiu em termos percentuais com relação a mesma data do ano passado, obtendo um crescimento de 28 por cento, para 407 milhões de dólares.
Para o presidente da comScore, Gian Fulgoni, apesar da Black Friday ter sido criada pelo varejo físico, cada vez mais tem ganhado a adesão dos e-consumidores. “Embora a Black Friday seja conhecida pela intensa atividade que ocorre em lojas físicas do varejo, as lojas virtuais têm se tornando uma saída para aqueles que preferem evitar as multidões e longas filas”, explica Gian Fulgoni.
Ainda de acordo com Fulgoni, o sucesso obtido na Black Friday, e no Dia de Ação de Graças, representam um avanço importante para o comércio eletrônico norte-americano. “Os US$ 648 milhões gastos através da internet nesta Black Friday a torna o dia com maiores gastos no e-commerce neste período, obtendo um crescimento sólido em relação a outras edições. Curiosamente, também estamos vendo os consumidores comprarem de forma mais significativa no Dia de Ação de Graças, que historicamente foi um dia fraco em vendas” afirma Fulgoni.
Categoria: Balanços