AdTech discute o futuro da comunicação digital
A ESV Digital, agência de consultoria estratégica, branding e performance, focada em marketing digital, promoveu o primeiro AdTech Morning, em São Paulo. O evento foi idealizado com o objetivo de difundir conhecimento sobre Big Data e o novo mercado de compra programática de mídia. A iniciativa contou com o apoio da IAB Brasil e teve a presença de anunciantes e executivos de marketing, além de importantes nomes do mercado discutindo sobre a nova forma de trabalhar com publicidade online, em três painéis.
A abertura do evento foi feita pelo Head de Marketing da Dafiti Gabriel Porto, que, do ponto de vista do anunciante, falou um pouco sobre o mercado atual e sobre os avanços e dificuldades da empresa ao investir em recursos de programatic, como display, paid search, comparadores de preço, rede de afiliados e canais de retargeting. Ele ainda abordou a importância de entender o momento e as necessidades da empresa para avaliar quando a compra programática faz mais sentido que a compra direta.
O primeiro painel, mediado pelo Co-Fundador da ESV Digital Fernando Mifano Galender, trouxe o debate sobre “Demanda”, com a participação do Head de Plataformas de Midia LATAM do Google Adriano Henriques, do CEO do TubeMogul Adriano Hayashi e do CEO da MediaMath Marcelo Sant’lago. Os benefícios e os desafios nesse novo cenário entraram em pauta novamente. Os executivos concordaram que o uso desse tipo de tecnologia exige aprendizagem específica para cada anunciante e que é necessário que as empresas estejam dispostas a investir tempo para atingir os melhores resultados. A coexistência como recurso complementar às agências tradicionais de publicidade também foi outro ponto abordado.
Mariana Oliveira, Co-Fundadora da ESV Digital mediou o painel “Oferta”, que contou com a participação do Business Developer do Yahoo Leonardo Khedi, do Business Developer do E-Midia Eduardo Fleury e do especialista em soluções de Targeting & Audience da Microsoft Emmanuel Martins. As discussões abordaram a entrada de novos players de SSP, plataformas de dados e DSP no mercado brasileiro e a relação com os portais. No geral, o modelo programático foi definido como positivo para os portais. O cruzamento de informações entre publishers e anunciantes é benéfico porque permite otimizar as campanhas. Os portais conseguem rentabilizar melhor os seus espaços e as empresas têm à disposição uma mídia acertiva, oferecendo conteúdo relevante para seu público de interesse, aumentando o retorno do investimento.
O último painel, mediado pelo Co-Fundador da ESV Digital Robson Del Fiol, reuniu porta-vozes das três áreas envolvidas no universo da mídia programática para discutir “Data”. Do lado da plataforma de data, o CEO da TailTarget Cristiano Nóbrega. Para falar do ponto de vista do anunciante, a convidada foi Priscilla Dutra, Marketing Manager da LG. O publisher foi Stefan Schimenes, fundador do Cazamba. A conversa tinha como objetivo introduzir alguns conceitos de Big Data e a utilização dos dados para conquistar e criar relacionamento com os clientes. A discussão apontou para as vantagens no uso desses recursos, que permitem encontrar o consumidor no momento da navegação em que ele está mais propício a interagir com a marca, entretanto, também identificou a importância de adequar o planejamento de mídia a essa nova fase.
“Tivemos um retorno muito positivo nesse primeiro AdTech e, com certeza, vamos continuar com essa iniciativa. O mercado de mídia programática é relativamente novo e existe a necessidade de difundir conhecimento a respeito. Reunimos a nossa expertise de mais de dez anos no mercado europeu, que é muito mais maduro nesse setor, com profissionais renomados para discutir essas tendências. Conseguimos mostrar não só os benefícios de trabalhar com essas tecnologias, mas também levantamos questões importantes a cerca de um segmento que vem crescendo e deve se destacar ainda mais nos próximos anos”, comemora Fernando Mifano Galender, Co-Fundador da ESV Digital.
Categoria: Eventos