Entretenimento é a categoria de produtos mais popular em redes sociais, diz pesquisa

| 08/08/2011 - 02:42 AM | Comentários (0)

Entretenimento é a categoria de produtos que é mais seguida no Twitter e tem a função “like” mais ativada no Facebook, de acordo com estudo realizado em Agosto de 2011 pela Performics e Roi Research. Dados de “S-Net, The Impact of Social Media” indicam que 46% dos consumidores que são fãs de marcas em uma rede social o fazem para alguma marca de produtos relacionados ao entretenimento.

Embora as cinco primeiras categorias de produtos citadas sejam as mesmas em ambas as redes sociais, foram encontradas variações em seu posicionamento. Após entretenimento, usuários do Twitter são mais propensos a seguir marcas de restaurantes, alimentos, eletrônicos e vestuário. Já no Facebook, após entretenimento foram citados, pela ordem, alimentos, restaurantes, vestuário e eletrônicos.

Olhando para os hábitos de fãs do Twitter e do Facebook, o estudo mostrou que muitos usuários seguem/ acionam a função “like” para marcas com o propósito de obter cupons e descontos. 67% dos fãs de marcas de CPG/ cuidados pessoais o fazem por este motivo, seguidos por 65% dos fãs de marcas de produtos domésticos e 63% de marcas de alimentos.

Outras categorias no qual mais da metade dos fãs de Twitter/Facebook seguem para obter cupons ou descontos são saúde/fármacos, restaurantes, viagens, vestuários e bebidas não-alcoólicas.

A categoria com o maior percentual de usuários do Twitter ou Facebook que seguem ou acionam a função “Like” para buscar conselhos sobre produtos foi vestuário (46%), seguido de perto por eletrônicos (42%). Outras categorias bastante citadas foram serviços financeiros (39%), saúde/fármacos (34%) e telecomunicações (33%).

O estudo também mostra que uma porcentagem relativamente baixa de usuários do Twitter/Facebook segue/acionam função “like” com o propósito de conectar-se ao serviço. Entretanto, 30% dos usuários que seguem ou curtem uma marca no setor de serviços financeiros o faz por este motivo, sendo líder no quesito, seguidos por automóveis e instituições de ensino.

  • 52% dos entrevistados concordam fortemente ou um pouco que expressar suas opiniões em sites de redes sociais poderá vir a influenciar nas decisões de negócios de empresas/marcas;
  • 31% afirmaram que compram mais de marcas e empresas que eles seguem ou acionam a função “like” do que as que não o fazem;
  • 74% dos entrevistados que compram produtos de entretenimento discutem sobre eles em redes sociais;
  • 42% discutem sobre automóveis em sites de redes sociais para comparar preços;
  • 32% compraram algum produto relacionado a esportes como resultado de algo postado em uma rede social.

Comparar preços é a principal razão de consumidores discutirem acerca de produtos, serviços, empresas ou marcas em redes sociais, de acordo com dados de abril de 2011 da ROI Research e Performics. A nova pesquisa indica que 59% dos consumidores online discutem e comparam preços ocasionalmente ou freqüentemente em redes sociais, o maior percentual obtido pelas respostas oferecidas no estudo. Em segundo lugar ficou discutir um produto em um site de redes sociais para falar sobre ofertas e promoções especiais (56%), motivo também relacionado ao preço.

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Categoria: Pesquisas

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