Marqueteiros esperam melhorar os resultados com ações multicanal

| 22/08/2012 - 16:59 PM | Comentários (0)

Um estudo divulgado este mês, pela Forrester Research – empresa que presta serviços de consultoria – aponta que 87% dos tomadores de decisão da área de marketing ao redor do planeta acreditam que vão gerar mais vendas e lucros com ações eficazes de marketing multicanal. Neste contexto, em uma escala de cinco pontos, quase a mesma proporção (86%) concorda que a integração multicanal em estratégias de marketing é fundamental para obter sucesso a longo prazo.

Cerca de dois terços dos entrevistados acredita que um cliente multicanal vale muito mais do que um cliente de um único canal , sendo que seis, em cada dez, concordam que suas empresas devem repensar a forma como oferecem seu serviço ao consumidor nos diferentes canais. Ainda assim, os comerciantes acham caro investir em marketing multicanal: 54% concordam que custa mais gerir clientes em diversos canais do que em apenas um único canal; a outra metade acredita que a experiência do cliente é impactada negativamente pela desigualdade entre os canais. Pouco mais de um terço disseram perder negócios por não interagir com os clientes por meio de múltiplos canais.

A pesquisa indica que, entre 40% dos entrevistados que identificaram suas ações de marketing multicanal como “maduras”, praticamente todos (97%) disseram ter visto alguma melhora na receita e atribuem esse fato as ações multicanal. Destes, 40% disseram ter aumentando seu desempenho ao menos 15%. Entre as melhorias citadas, estão: satisfação do cliente e medidas de fidelidade (43%), retornos sobre o investimento em marketing (34%) e redução dos custos de aquisição de cliente (32%).

O relatório também revela que os profissionais de marketing multicanal experientes estão atentos as novas tecnologias. Mais de 60% alegam estar na vanguarda da exploração tecnológica, contra 42% dos marqueteiros em geral. Entre os entrevistados, 36% disseram esperar até que a tecnologia seja consolidada, enquanto 18% adotam tecnologias em sincronia com o mercado. Positivamente, apenas 4% afirmam estar atrasados em relação às novas tecnologias.

De acordo com um relatório da Econsultancy – empresa de marketing digital – lançado em junho, 43% das empresas e 42% das agências entrevistadas descreveu que estão capacitados a conduzir campanhas de marketing em diferentes canais. O estudo da Forrester ainda mostra que 56% dos profissionais de marketing multicanal relatam ter uma ótima relação com a tecnologia da informação (TI), contra 28% dos que relatam estar interessados ou planejando mais investimentos.

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.