Performance é importante, mas branding não pode ser esquecido, afirma CEO do Kuantokusta

| 14/03/2013 - 09:56 AM | Comentários (0)

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Com o aumento da concorrência em sites comparadores de preços, torna-se cada vez mais necessário que os varejistas estudem novas estratégias para se destacar e chamar a atenção dos consumidores. Além de buscar melhorias para sua performance, visando reunir o ROI – Retorno de Investimento – com o volume de cliques, para otimizar o investimento feito neste canal, também é importante atentar para outras formas de conquistar o cliente, assegura ao E-Commerce News, Flávio Pagotto, CEO do Kuantokusta, especializado em comparação de preços. “É necessário levar em conta que ao realizar uma venda o lojista pode ganhar um cliente e estreitar seu relacionamento com ele por meio do e-mail marketing, por exemplo. Esta estratégia pode criar um vínculo que o leve a fazer outra compra e indicar a loja para os amigos. Portanto, é essencial que o varejo on-line trabalhe sua performance em sites comparadores de preços, mas sem esquecer do branding”, enfatiza.

O executivo reforça que este ainda é o principal erro cometido pelos e-comerciantes – dar atenção apenas à performance e deixar de lado o branding –.“Quando isso acontece, a loja perde uma grande oportunidade de fixar sua marca e os produtos que comercializa no subconsciente do consumidor. Isso faz com que o possível cliente não leve a loja em consideração no momento de realizar a compra”, justifica.

No entanto, mesmo quando o objetivo é melhorar a performance, algumas estratégias não podem ser negligenciadas, alerta Pagotto. “Em primeiro lugar, a conversão deve ser potencializada com o preço de venda, que não pode estar acima da média do mercado. O ideal é vender pelo menor valor ou no máximo 5% acima da média. A segunda é facilitar o processo de compra disponibilizando um sistema de check-out simples, que elimine as chances de desistência durante a operação. Também é importante ter um site transparente, seguro – se possível com selos que atestem sua proteção –, e um layout coerente com o segmento, tipo de produto e público-alvo”, considera.

Como exemplo dos resultados alcançados com tais medidas, o executivo comenta o case de um loja de telefonia cujo objetivo ao se integrar ao Kuantokusta era vender com muita performance. “Após 15 dias do início da campanha, ela ainda não apresentava os resultados desejados. Detectamos que o cliente tinha produtos com o preço um pouco elevado e que estavam sem destaque e com o CPC – Custo por Clique -, muito baixo. Depois disso, o cliente alterou o preço de cinco produtos e com isso era a loja que vendia aquelas mercadorias ao preço mais baixo. A partir de então, o lojista ficou entre os quatro primeiros na listagem de CPC e contratou diversos banners e espaços de destaque no Kuantokusta. Após uma semana o cliente havia atingido o maior ROI de performance entre os comparadores de preço em que tinha investido”, exemplifica.

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Categoria: Pesquisas

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