Relacionamento e marketing é saída de pequenos para crise

| 17/09/2015 - 15:22 PM | Comentários (0)

chart

Se por um lado, a confiança do pequeno e médio empresário registra o pior nível desde 2009, de acordo com o índice IC-PMN, do Insper, por outro, empreendedores buscam no marketing e no atendimento uma reação de curto prazo para sair ou, ao menos, amenizar a crise.

De acordo com pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com cerca de 6 mil empresários, incluindo microempreendedores individuais, 38% dos pequenos negócios apostam em propaganda para driblar o momento atual de adversidade da economia brasileira.

É justamente nesse caminho que está apostando o pequeno empresário Tiago Delgado. Fundador da Medicina Direta, empresa de gestão online de clínicas e prontuários de pacientes, Delgado ressalta a importância de ampliar o foco na exposição. “Aproveitamos para aumentar nosso investimento em marketing e ganhar uma visibilidade que não teríamos sem o momento de crise”, afirma.

O empresário conta ainda que, além do investimento em marketing, está focando no atendimento aos seus consumidores. “Estamos buscando entender as reais necessidades de nossos clientes e estar sempre ajudando”, diz Delgado. “Sentimos que no cenário atual, as clínicas e consultórios médicos procuram parceiros e empresas que eles sabem que podem confiar”, complementa.

Outro empreendedor que visualizou no marketing uma estratégia para crescer na crise foi Luan Gabellini, da Betalabs. A empresa de tecnologia que atua no segmento de comércio eletrônico espera assim atrair mais clientes. “Desenvolvemos uma estratégia de marketing em múltiplos canais – pesquisas pagas, redes sociais, SEO e programa de canais – para aumentar nossa demanda”, afirma Gabellini. O empresário estima aumentar o faturamento da empresa em 75%, para R$ 7 milhões este ano.

Demanda em alta

Empresas que prestam serviços de marketing para PMEs também estão aproveitando esse aumento da procura. A All In, especializada em e-mail marketing de relacionamento, verificou um aumento de 305% de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado na demanda por serviços. Cerca de 72% dos clientes atendidos pela companhia são pequenas e médias empresas.

De acordo com Victor Popper, sócio-diretor da All In, é preciso que os pequenos e médios empresários tentem direcionar os investimentos em marketing de forma bastante assertiva. “Oferecer o produto certo, na hora certa e para a pessoa certa tem se revelado extremamente eficaz nas ações estratégicas de e-mail marketing”, afirma Popper.

O executivo da All In afirma ainda que PMEs precisam se “profissionalizar” no uso do marketing digital e de relacionamento. “A maioria ainda não tem braço dentro da empresa para cuidar do marketing e acaba tendo que fazer tudo sozinho”, avalia. “É sabido que investimentos em massa tem grande alcance, porém baixa conversão e não se aplica para muitas PMEs, por conta do seu elevado custo e por não ser uma estratégia vencedora”, complementa.

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.