Usuários estão cientes que empresas on-line estudam e controlam seus hábitos de navegação

| 19/05/2011 - 02:03 AM | Comentários (1)

Três quartos dos americanos concordam com a idéia de que as empresas on-line, incluindo Google e Facebook, sabem (e controlam) muito sobre os consumidores e seus hábitos de navegação, de acordo com um estudo publicado pela Harris Interactive.

O estudo pesquisou mais de 2.000 americanos sobre o papel das empresas da web no que diz respeito a seus dados particulares. A ampla maioria (76%) afirma que empresas como Google e Facebook podem ter acesso a informações de seus usuários, enquanto 36% acreditam fortemente nisso.

Mesmo que os americanos aleguem que as empresas estão se tornando uma espécie de “Big Brother”, eles não querem que o governo entre em cena. 46% se opõem a regulação do governo sobre as grandes empresas, e outros 18% não tem certeza sobre o assunto.

Recentemente, o Facebook tentou o Google a uso e abuso de dados pessoais dos consumidores, apontando o que poderia ser um abuso no uso de dados dos consumidores em buscas.

Apesar das suas alegações contra o Google, o Facebook parece entender a influência da pesquisa social. Ele manteve uma pareceria com o Bing uma semana após suas acusações, em que permitira a utilização de seus recursos pela ferramenta de buscas.

Queiram ou não, os consumidores acreditam que as empresas on-line exercem demasiado poder, e parecem estar mantendo a sua utilização de plataformas on-line – e respondendo positivamente a isso.

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Categoria: Pesquisas

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Comentário (1)

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  1. Thieres Santos Guimarães disse:

    O perigo real não é o uso das informações sobre preferências pessoais dos usuários do Google ou Facebook para publicidade sutil dirigida.
    O perigo são os usos indevidos que essas informações valiosas possam ter, como por exemplo espionagem e outras formas de monitoramento. Além da violação da identidade esses usos atentam contra a privacidade, sigilo e intimidade que toda pessoa tem o direito a manter restrita.

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