Empresas esperam aumentar as vendas on-line “compartilhando”
A maioria das empresas que atuam na internet está reconhecendo o potencial do compartilhamento de conteúdo em redes sociais, de acordo com uma pesquisa realizada pela Adobe em diversos países. Quando questionadas sobre as 3 principais estratégias e táticas de social media que planejam empregar no próximo ano, 79% dos entrevistados afirmaram que pretendem potencializar as partilhas em mídias sociais (como integrar ícones do Facebook e Twitter em diferentes locais), à frente dos blogs e comunidades (60%). Explorar os benefícios em potencial dos compartilhamentos está se tornando crucial, com essa pesquisa sugerindo que as partilhas em sites de redes sociais influenciam 1 em cada 4 consumidores a comprarem em sites de e-commerce, a mesma proporção encontrada em uma outra pesquisa da Sociable Labs. Curiosamente, porém, os dados do relatório da Adobe também revelam que apenas 9% dos entrevistados afirmaram que testar os ícones sociais tem sido uma forma eficaz de aumentar as taxas de conversão.
Comerciantes preferem Sites a Aplicativos
O estudo também aponta uma preferência das empresas para construírem sites otimizados para aparelhos móveis ao invés de aplicativos. 42% dos entrevistados escolheram o site como uma das 3 principais estratégias de mobile, enquanto 34% escolheram o aplicativo. Esses profissionais parecem estar respondendo as prioridades do consumidor: de acordo com uma pesquisa da eDigitalResearch, também publicada em Maio, 51% dos usuários de smartphone compraram através de sites de m-commerce, comparado aos 45% que utilizaram aplicativos para esta finalidade.
Enquanto isso, sites e aplicativos lideram o foco dos entrevistados da pesquisa Adobe, quando comparados a outras táticas como promoções, cupons com código de barras e códigos QR (30%), compartilhamento em redes sociais (24%) e marketing baseado na localização (16%).
Vídeos se destacam entre Conteúdo de Mídia Digital
Quando se trata dos tipos de mídia interativa que mais devem atrair investimentos de empresas, o vídeo fica no topo da lista, com 61%. Além de vídeos, os hotsites, catálogos e panfletos (45%) e ferramentas de design (27%) também devem receber maior atenção por parte dos comerciantes.
Um Terço Ignora a Personalização
A pesquisa da Adobe também mostra que 32% dos entrevistados descrevem o seu método atual de segmentação como insuficiente ou inexistente, e 49% estão usando um processo manual.
Entre os métodos de segmentação empregados, os mais comuns são por perfil (34%), por histórico de compras (18%), por comportamento (18%), e por informações off-line dos consumidores (16%).
Categoria: Pesquisas