10 dicas para otimizar campanhas em redes sociais

| 02/05/2010 - 04:18 AM | Comentários (14)

De acordo com o relatório da Mzinga & Babson Executive Education study, 80% dos profissionais não medem suas ações nas redes. Mas se você tem interesse em conhecer os resultados de suas ações, seguem 10 métricas que podem ser utilizadas:

1) Acessos:  meça os acessos de cada rede social em que você atua

2) Tempo de engajamento: Se você tem um aplicativo no Facebook, quanto tempo as pessoas ficam no mesmo? O tempo vem aumentando?  Se as pessoas acessam seu site oriundas das redes sociais, quanto tempo elas gastam nele?

3) Bounce rate (taxa de rejeição): Os visitantes que chegam ao seu site através das redes sociais, costumam ir embora rápido (ex: caem na homepage e saem) ou navegam por mais páginas? Quando há uma taxa de bounce rate alta, provavelmente as pessoas não estão encontrando facilmente aquilo que procuram.  Talvez seja necessária uma revisão em seu site.

4) Interação com o conteúdo e tamanho da rede:  Como está a interação dos seus seguidores com o seu conteúdo?  Colocam comentários, dão RT’s, Replies, etc…? O seu número de seguidores está crescendo?

5) Atividade: Quantos dos seus usuários ou seguidores são ativos e participativos (dividir os usuários ativos pelo número total de usuários)

6) Conversões: Suas conversões estão crescendo (em vendas, assinaturas ou qualquer outra coisa que você deseja medir)?

7) Menções à sua marca: Estão falando bem ou mal da sua marca?  Quantas menções ocorreram no período? Acompanhe o quê estão falando e em qual quantidade/frequência…

8 ) Fidelidade: As pessoas estão voltando ao seu site/redes?  Estão compartilhando seu conteúdo?

9) Viral: As pessoas estão divulgando o seu conteúdo/ links para suas próprias redes (Ex: retwitando ou repassando updates do facebook)?

10) Blogs: Os blogs fazem parte das redes sociais, desde que você permita que postem comentários e interaja com seus leitores. Nesse caso, o conteúdo do seu blog está sendo compartilhado e indicado pelos seus leitores?

De acordo com os objetivos do seu negócio, escolha as métricas que mais lhe atendem.  Existem outras métricas que você costuma acompanhar e que não estão nessa lista?  Compartilhe conosco

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Categoria: Artigos, Tutoriais

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Comentário (14)

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  1. Hector Castro disse:

    Otimas dicas!!!

    Não adianta fazer campanhas em redes sociais sem objetivos e sem instrumentos para se medir resultados!!

    Muito bom!!

  2. […] This post was mentioned on Twitter by E-Commerce News. E-Commerce News said: 10 dicas para otimizar campanhas em redes sociais – http://bit.ly/9gkUeg […]

  3. Douglas disse:

    Nem sempre os visitantes de redes sociais estão interessados naquilo que você escreve.

    Por isso eles saem com a mesma rapidez com que entraram.

    Mas vale uma reflexão sobre o assunto.

    Procurar pessoas antenadas com o que você escreve: eis o caminho!

  4. Reinaldo Silva disse:

    Concordo inteiramente com o comentário do Douglas e acrescento que o trabalho com mídias sociais é lento e requer muita dedicação, e nem sempre os resultados podem ser aferidos com métricas fixas. Como exemplo, menções à marca, nem sempre são passíveis de serem aferidas. Essas métricas servem como um horizonte, mas sua mensuração nem sempre é fácil.

  5. Working System disse:

    Umas dicas legais temos em nosso site, varios artigos sobre Lojas Virtuais.
    Acesse e confira…

  6. Luiz Eduardo disse:

    Muito legal essas dicas minha esta com um site novo e precisamos criar uma campanha de divulgação do mesmo , sem espaço para erros de estrategia.

  7. Carlos disse:

    Muito bom esse artigo, é um tapa de luva para aqueles que imaginam que uma boa estratégia de mídia social, é apenas possuir uma grande quantidade de seguidores, e realizar algumas promoções, enganando muitas e muitas empresas.

    Parabéns ao E-Commerce News

  8. Rodrigo Machado disse:

    Parabéns pelo artigo, eu tbm acho que é importante procurar saber de onde as pessoas estão vindo para acessar seu site, saber de que modo elas o encontram, para assim propor estrategias inteligentes. Na internet o detalhe faz toda a diferença, dessa forma o trabalho acaba sendo bem trabalhoso, rss. Mas os resultados são importantíssimos. Visitem meu blog: http://www.paposurdo.com.br e mandem sugestões, abraço!

  9. Maria Fernanda Lacerda Pereira disse:

    Gostei muito do post, e da forma como , em geral, vocês postam os artigos. Simples, rápidos, mas que atingem o ponto que eu queri aler.
    Abraços.

    http://www.webcontexto.com.br

  10. Gustavo Rodrigues disse:

    Na Biostore você encontrará as melhores táticas de otimização de sites . Vale a pena dar uma olhada.
    Acesse WebSite: http://www.biostore.com.br

  11. Thiago Nabuco disse:

    Muito bom artigo.

  12. Mara .D disse:

    Dicas importantíssimas!

  13. Fernando disse:

    Oitmas dicas!

  14. Brindes disse:

    Acho que o mais importante é o satisfazer as necessidades sociais dos usuários.
    Não adianta querer ficar trabalhando a marca de forma a só gastar a paciência do usuário, sem agregar valor algum.

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