As novidades do Email Marketing 3.0 e os erros antigos

| 20/03/2013 - 08:40 AM | Comentários (4)

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Tive a oportunidade de assistir uma palestra da ABEMD sobre o Email Evolution Conference 2013 o EEC que aconteceu em MIAMI. E agora vou relatar um pouco do que ouvi.

Mesmo com o grande avanço da tecnologia com HTML 5,  conteúdos responsivos que são adaptáveis automaticamente em Pcs, Tablets,  Celulares e exibição de vídeos streaming dentro do próprio e-mail marketing vejo muitas dúvidas e erros básicos ao disparar suas campanhas, vou citar os principais erros e as possíveis soluções e depois vou citar algumas novidades.

1º Base de dados

NUNCA, mas NUNCA compre base de dados, CDs com e-mail ou qualquer outro pacote de sucesso que contenha e-mail para você disparar, resumindo no português claro, você esta comentando a maior “cagada” de sua campanha ao comprar esses matérias.

Podemos dizer que sua base  é o coração da sua campanha, você pode ter as melhores tecnologias se sua base não for de boa qualidade e adquirida de forma correta, via opt-int ou double opt-int não irá adiantar nada.

2º Segmentação

Enviar grandes quantidade de e-mails requer uma infra-estrutura capaz de suprir essa necessidade,  com a escassez do IPV4 no mundo, se torna cada vez mais difícil as empresas de e-mail marketing oferecerem grandes quantidades de ips. Limitando os disparos  e aumentando as  barreiras dos provedores de e-mails como Gmail, Yahoo, Hotmail.

Você precisa segmentar sua base de dados, de preferência com histórico de navegação, interação com campanhas anteriores e ou interesses de seus usuários. Hoje há diversas maneiras  simples e barata de se fazer essa segmentação.

3º Conteúdo, Assunto é Html

Faça um conteúdo atraente, que desperte curiosidade na pessoa que recebeu a visitar seu site pelo e-mail recebido, de preferência segmentado e de acordo com os interesses dele.

Mescle Texto com Imagens, dê prioridade nas informações relevantes, não adianta querer ganhar Cannes na criação do e-mail, tente ser direto.

Alinhe o assunto de acordo com o conteúdo, nunca saia do foco, não divulgue, “Você ganhou uma TV” e quando o usuário abre seu e-mail, esta lá, 200 TVs a venda, provavelmente se o assunto não ser coerente com o conteúdo você ganhará diversos Opt-Outs.

Uma das partes mais complexas para muitas empresas é a criação do HTML, existe diversos sites, validadores para auxiliar nessa parte, se não tem conhecimento profundo procure ajuda ou uma empresa especialista.

4º Escolha de uma boa ferramenta de e-mail marketing

De preferência, escolha a ferramenta que te mostre a reputação dos IPS que serão utilizados para disparar suas campanhas, funcionalidades de segmentação por interesse dos contatos, higienização dos e-mails inválidos e relatórios analíticos que serão úteis para você otimizar seus disparos.

Você não precisa de uma ferramenta que aceite comandos por voz, limpe sua casa e te faça dormir, não se deixe levar por promessas encantadoras desses funcionalidades e concentre-se no primordial.

Agora sim as novidades.

HTML  Responsive.

Com o aumento dos tablets e celulares, aumentou muito as pessoas que lêem  e-mail nestes dispositivos o Html Responsive é a adaptação que os principais provedores e programas de e-mail já interpretam, adaptando o conteúdo de acordo com a tela do usuário, assim ele consegue ver corretamente seu e-mail e posteriormente interagir com ele.

Vídeo dentro de e-mail marketing

Pense em duas mídias muito poderosas unidas, o usuário receber um e-mail com sua promoção, dentro um vídeo criativo apresentando seu produto e os links indo direto para o carrinho de compras.

Os principais provedores é programas de e-mail já estão lendo esse tipo de conteúdo que se trata do HTML 5.

Há muitas novidades que citarei em outros posts.

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Categoria: Cases

Sobre Felipe Rodrigues: Sócio Fundador da GeekleMail, especialista em e-mail marketing e responsável por projetos de segmentação comportamental e Behavioral Targeting atrávez de email marketing pela plataforma de envio da GeekleMail, atualmente cursando Pós Graduação em Gestão e Marketing Digital na ESPM. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (4)

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  1. Fernando disse:

    MIAME ?

  2. Fábio Lima disse:

    Olá Felipe,
    No primeiro parágrafo você quis dizer ‘Miami’ né?

  3. Felipe disse:

    Felipe. Interessante sua matéria, maas acho que poderia apontar algumas soluções para os leitores. Você conhece alguma empresa que faça essa parte de analise e captação de informações?

  4. Felipe Rodrigues disse:

    Felipe, todos os que publicam artigos fazem posts neutro, porem a GeekleMail empresa no qual sou responsável faz esse tipo de trabalho, me mande um e-mail.

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