As novidades do Email Marketing 3.0 e os erros antigos
Tive a oportunidade de assistir uma palestra da ABEMD sobre o Email Evolution Conference 2013 o EEC que aconteceu em MIAMI. E agora vou relatar um pouco do que ouvi.
Mesmo com o grande avanço da tecnologia com HTML 5, conteúdos responsivos que são adaptáveis automaticamente em Pcs, Tablets, Celulares e exibição de vídeos streaming dentro do próprio e-mail marketing vejo muitas dúvidas e erros básicos ao disparar suas campanhas, vou citar os principais erros e as possíveis soluções e depois vou citar algumas novidades.
1º Base de dados
NUNCA, mas NUNCA compre base de dados, CDs com e-mail ou qualquer outro pacote de sucesso que contenha e-mail para você disparar, resumindo no português claro, você esta comentando a maior “cagada” de sua campanha ao comprar esses matérias.
Podemos dizer que sua base é o coração da sua campanha, você pode ter as melhores tecnologias se sua base não for de boa qualidade e adquirida de forma correta, via opt-int ou double opt-int não irá adiantar nada.
2º Segmentação
Enviar grandes quantidade de e-mails requer uma infra-estrutura capaz de suprir essa necessidade, com a escassez do IPV4 no mundo, se torna cada vez mais difícil as empresas de e-mail marketing oferecerem grandes quantidades de ips. Limitando os disparos e aumentando as barreiras dos provedores de e-mails como Gmail, Yahoo, Hotmail.
Você precisa segmentar sua base de dados, de preferência com histórico de navegação, interação com campanhas anteriores e ou interesses de seus usuários. Hoje há diversas maneiras simples e barata de se fazer essa segmentação.
3º Conteúdo, Assunto é Html
Faça um conteúdo atraente, que desperte curiosidade na pessoa que recebeu a visitar seu site pelo e-mail recebido, de preferência segmentado e de acordo com os interesses dele.
Mescle Texto com Imagens, dê prioridade nas informações relevantes, não adianta querer ganhar Cannes na criação do e-mail, tente ser direto.
Alinhe o assunto de acordo com o conteúdo, nunca saia do foco, não divulgue, “Você ganhou uma TV” e quando o usuário abre seu e-mail, esta lá, 200 TVs a venda, provavelmente se o assunto não ser coerente com o conteúdo você ganhará diversos Opt-Outs.
Uma das partes mais complexas para muitas empresas é a criação do HTML, existe diversos sites, validadores para auxiliar nessa parte, se não tem conhecimento profundo procure ajuda ou uma empresa especialista.
4º Escolha de uma boa ferramenta de e-mail marketing
De preferência, escolha a ferramenta que te mostre a reputação dos IPS que serão utilizados para disparar suas campanhas, funcionalidades de segmentação por interesse dos contatos, higienização dos e-mails inválidos e relatórios analíticos que serão úteis para você otimizar seus disparos.
Você não precisa de uma ferramenta que aceite comandos por voz, limpe sua casa e te faça dormir, não se deixe levar por promessas encantadoras desses funcionalidades e concentre-se no primordial.
Agora sim as novidades.
HTML Responsive.
Com o aumento dos tablets e celulares, aumentou muito as pessoas que lêem e-mail nestes dispositivos o Html Responsive é a adaptação que os principais provedores e programas de e-mail já interpretam, adaptando o conteúdo de acordo com a tela do usuário, assim ele consegue ver corretamente seu e-mail e posteriormente interagir com ele.
Vídeo dentro de e-mail marketing
Pense em duas mídias muito poderosas unidas, o usuário receber um e-mail com sua promoção, dentro um vídeo criativo apresentando seu produto e os links indo direto para o carrinho de compras.
Os principais provedores é programas de e-mail já estão lendo esse tipo de conteúdo que se trata do HTML 5.
Há muitas novidades que citarei em outros posts.
Categoria: Cases
MIAME ?
Olá Felipe,
No primeiro parágrafo você quis dizer ‘Miami’ né?
Felipe. Interessante sua matéria, maas acho que poderia apontar algumas soluções para os leitores. Você conhece alguma empresa que faça essa parte de analise e captação de informações?
Felipe, todos os que publicam artigos fazem posts neutro, porem a GeekleMail empresa no qual sou responsável faz esse tipo de trabalho, me mande um e-mail.