Por que e como usar GIF animado no email marketing

| 03/06/2014 - 07:50 AM | Comentários (0)

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Todos que trabalham com email marketing sabem o quão difícil é instigar a curiosidade do público para gerar conversão em cliques. Já pensou em fazer isso com GIFs animados? Pois bem, saiba que eles podem ajudar muito a destacar os pontos mais importantes da campanha, sem torná-la pesada. E a boa notícia é que o formato é amplamente aceito entre os provedores de email, com restrições observadas apenas no MS Outlook 2007/2010 e Apple Mail 3.0. Preparamos um guia sobre o assunto, começando pelas vantagens do uso de GIFs.

1. Movimento atrai atenção

Existem muitos estudos que comprovam que somos mais atraídos por movimentos do que por imagens estáticas. Este fato é relevante o suficiente para que você insira um GIF no começo da campanha. A tendência é que, ao ver uma animação interessante, a pessoa leia a campanha inteira.

2. Ele é assistido até o fim

As pessoas sabem que normalmente GIFs animados são curtos, portanto o assistem até o fim. Todos adoram uma informação que é fácil de ser consumida.

3. GIFs são populares e divertidos

Muitas pessoas estão acostumadas a ver GIFs frequentemente, seja em sites de humor ou em redes sociais. Incluí-los em suas campanhas significa acompanhar esta tendência.

4. Ele ainda é pouco usado no email marketing

Ainda vemos poucos GIFs nas campanhas de email. Aproveite esta chance para se destacar e fazer diferente dos seus concorrentes, trazendo uma surpresa positiva para o público.

5. É fácil compactar informações

Fica mais fácil apresentar um produto complexo com algumas poucas imagens em sequencia ao invés de colocar várias imagens uma ao lado da outra, que ocupariam grande espaço na campanha.

Agora veja algumas dicas para a criação dos GIFs:

Foque na leveza

Com um percentual cada vez maior de pessoas abrindo emails em smartphones, deixar o e-mail leve deve ser uma preocupação constante, pois a conectividade mobile ainda apresenta relativa lentidão em nosso país. Portanto, ao incluir GIFs animados, tente não ultrapassar os 70KB de tamanho em cada imagem quando aprensentando um produto. E se for um botão animado, tente não ultrapassar 15KB.

Escolha os elementos certos para a animação

Os GIFs são preferidos em relação a videos ou Flash, para uso no email, porque podem ser mais leves e são amplamente aceitos nos clientes de email. Porém, ele não é “naturalmente leve”. É importante usá-lo apenas para pequenas animações usando cores, setas e palavras ao invés de criar animações complexas que sejam baseadas em muitas fotos. Você até pode usar fotos, mas deve escolher fotos em baixa resolução e de preferência 2 ou no máximo 3 para montar a animação. Tudo isso para manter o arquivo pequeno, nunca esqueça disso.

Use com moderação

Usar GIFs animados pode se tornar uma armadilha se você abusar. Não adianta transformar a campanha em uma árvore de natal piscante, pois aí causará repulsa a quem lê. O ideal é focar em uma animação na imagem destaque da campanha, aquela que contém o produto principal, ou então fazer algumas pequenas animações em pequenos botões espalhados pela campanha, como nos selos de desconto ou nos botões de “Comprar” ou “Conferir”.

Seja sucinto

Com o tempo médio de 15 a 20 segundos que é dedicado para ler um email, busque ser sucinto na animação. Exiba rapidamente o que deseja e deixe o Call to Action claro e acessível.

Use serviços online para começar a experiência

Ainda não sabe como criar GIF animado? Não se desespere. Existem serviços online que podem ajudá-lo na tarefa. Não deixe de experimentar estes:

www.gifpal.com
www.gickr.com
www.makeagif.com

Confira também este tutorial sobre criação de GIFs no Photoshop:
Creative Techs Tutorial: Build Animated GIFs in Photoshop

Faça testes e acompanhe os resultados

Nunca esqueça que novas práticas devem ser sempre testadas quando implementadas. Faça testes A/B para comparar a diferença entre os cliques obtidos em uma campanha com GIF animado e em outra apenas com imagens estáticas. Teste diferentes tipos de animação e descubra quais agradaram mais ao público, visando criar uma “linha própria” de animações para as campanhas futuras.

Inspire-se!

Veja abaixo alguns exemplos de GIFs animados usados em campanhas de email marketing fora do Brasil, onde o seu uso já é mais comum:

gif_1

gif_2

gif_3

gif_4

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Categoria: Cases

Sobre Vinicius Correa: Vinicius Correa é graduado em Administração de Empresas pela UFRGS e CEO da Mailbiz, empresa especializada no envio e gestão de email marketing. Ver mais artigos deste autor.

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