Transparência em trocas e devoluções amplia confiança online

| 05/07/2012 - 12:50 PM | Comentários (1)

O número de empresas na internet é grande e aumenta a cada dia, e para se destacar entre as demais lojas virtuais e conquistar e-consumidores para o negócio é preciso investir em diferenciais que atraiam a atenção do público.

Se os seus potenciais consumidores procuram por uma empresa fácil de ser encontrada e reconhecida, pode-se apostar em uma divulgação mais eficiente. Se o seu público busca benefícios, pode-se investir em frete gratuito; se os seus clientes possuem um histórico positivo de negociação, pode-se criar uma política de fidelização.

Já se o objetivo é fazer com que seu cliente se sinta mais confiante ao negociar em sua loja virtual é interessante desenvolver uma política transparente de trocas e devoluções de produtos. Transmitir essa mensagem ao cliente é uma forma de mostrar que sua empresa é comprometida com sua satisfação.

Ninguém gosta de receber produtos de volta, mas definir a política de troca e os termos para devolução de itens, mostra ao consumidor que a loja virtual tem um lado humano, de alguém que vende, mas que também se preocupa com novas vendas, novas oportunidades de negociação. Sendo assim, é importante estar atento a alguns detalhes:

• Se sua loja virtual possui produtos que podem ser devolvidos por algum motivo, abra um espaço específico para desenvolver esse assunto, um Menu de serviços, por exemplo;

• Apresente de forma clara e simplificada em quais circunstâncias tais produtos podem ser devolvidos ou trocados;

• Destaque os termos de contrato para trocas ou devoluções de forma objetiva para que todos os clientes de sua loja possam entender;

• Seja transparente e mostre ao cliente seus direitos e seus deveres com relação à compra virtual;

• Facilite o processo. Se o cliente encontrar resistência para devolver um produto comprado, ele não voltará mais à loja, pois entenderá que a mesma não se compromete com a sua satisfação.

No e-commerce é preciso estar disposto a levar uma loja virtual ao sucesso e ao reconhecimento dos consumidores e, conquistar o cliente através da transparência é uma das principais maneiras de ser bem sucedido no mercado virtual. Contudo, é necessário que aquilo que é exposto na teoria também se consolide na prática, ou seja, prometa e cumpra sempre!

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Categoria: Cases

Sobre Felipe Martins: Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (1)

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  1. Flávio Maciel disse:

    Muito bom!

    A política de devolução é muito importante para construir Credibilidade, um dos 3 pilares para evitar carrinhos abandonados.

    Dependendo do mercado, ele tem um peso maior ou menor. No caso do setor de moda, por exemplo, a política de devolução é UMA FERRAMENTA IMPORTANTÍSSIMA DE VENDA.

    Credibilidade também se constrói com canais de atendimento visíveis e disponíveis, percepção de segurança, presença nas redes sociais e branding, entre outras formas.

    Escrevo sobre os 3 pilares para evitar carrinhos abandonados aqui:
    /artigos/cases/os-3-arqui-inimigos-dos-carrinhos-abandonados

    Abs

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