Dicas para comprar na Internet
Estamos chegando no principal momento do ano para o comércio. Aqui vão algumas dicas para você realizar as suas compras na internet e não começar o ano com uma surpresa inesperada:
1. Pesquisar o histórico da empresa
Os clientes que compraram na loja deixam suas impressões pela internet. As pessoas dizem como foi o atendimento e reclamam se houve um problema. Este é o melhor parâmetro para decisão da compra.
Em uma avaliação com 34 lojas online brasileiras, o Pro Teste aprovou apenas três, no ano passado.
Sugiro o acesso a sites como o Reclame Aqui na busca de opiniões sobre a loja virtual. Outra atitude é ligar para a loja.
É bom para você checar se ela existe fisicamente. Além disso, você pode pegar o CNPJ da empresa pelo ‘registro.br’ e descobrir se está ativo, inativo ou cancelado, pelo site da Receita Federal – isso mostrará se você lida com um golpista ou não.
2. Busque por selos de qualidade
Além de pesquisar sobre a idoneidade da loja das formas citadas acima e em órgãos de defesa do consumidor, aconselho o internauta a correr por selos de qualidade.
Estes selos de credibilidade, para serem recebidos, passam por avaliação em uma série de critérios antes de ter o status de loja qualificada.
A consultoria e-bit oferece ‘medalhas’ às lojas virtuais – ouro, prata e bronze -, enquanto sites de comparação de preços como o Buscapé também avaliam as lojas de e-commerce segundo as respostas positivas dos usuários.
3. Verifique a segurança da loja
É claro que, durante uma transação online, é preciso verificar se ela é feita em ambiente seguro. Os especialistas lembram que a URL deve passar de ‘http://’ para ‘https://’. O ‘s’ adicional significa que aquele ambiente é seguro, enquanto um cadeado em alguma do site mostra que aquela sessão é criptografada.
O usuário pode, por um clique duplo no cadeado, exibir o certificado que comprova a identidade do site.
4. Leia políticas de privacidade, troca e devolução
Não quer ser importunado por promoções e e-mail marketing após o Natal? Recomendo, então, que você leia a política de privacidade das empresas onde compra. Geralmente, no cadastro, já é possível escolher por ‘opt-in’ ou ‘opt-out’ – receber ou não ofertas da loja e seus parceiros.
Além disso, você pode comprar uma coisa e receber outra. Então leia a política de troca de mercadorias, assim você saberá o que fazer.
Alerto que a leitura é necessária também para que o usuário entenda como o processo ocorrerá em caso de erro de entrega ou defeito. A Lei exige que as empresas tenham políticas bem expressas no site. Ou seja, pode ser que a loja cobre o frete para a devolução de um produto, ou não – é preciso explicar quem paga o que.
Por fim, em períodos como o Natal, os serviços postais e de transportadoras têm maior volume de serviço. Sendo assim, as possibilidades de atrasos e erros são maiores. Portanto, ler é prevenir.
5. Prefira lojas com várias opções de pagamento
É possível perceber a credibilidade de uma loja online quando chega a hora de pagar pelas compras – ali, você deve encontrar várias formas de pagamento e diversas bandeiras de cartão de crédito.
As empresas são auditadas para a verificação de sua segurança antes de oferecerem estas opções. Se você comprar em lojas novas e com preços arrasadores que só oferecem pagamento por boleto bancário, pode ser que pague e não receba o produto.
6. Busque por pagamento ‘intermediado’
Os ‘intermediários financeiros’ do Brasil são o Pag Seguro e o Pagamento Digital. Usando estes serviços, o lojista manda o produto para o cliente e só após seu recebimento, o usuário avisa o serviço, que libera seu dinheiro para a loja.
De um modo geral, estas lojas, por mais que sejam menores ou novas, podem ser consideradas confiáveis, já que o serviço as examina minuciosamente antes de adotá-las como parceiras. Resumo que as plataformas garantem o pagamento e recebimento. E todos saem satisfeitos.
7. Imprima os dados da compra
Esta ação é óbvia, mas nem todos a adotam. Salve e imprima todos os dados de sua transação. E isso inclui e-mails trocados com o suporte. Isso servirá para você iniciar uma reclamação ou processo caso seja necessário.
8. Procure por oferta de acompanhamento do pedido
No boom de vendas no fim do ano, o processo pode ficar desorganizado. É interessante, então, preferir lojas que ofereçam este serviço. É muito fácil ocorrer um erro na hora de despachar o produto.
Mas fique tranquilo, pois empresas com foco em e-commerce têm este serviço.
9. Evite lan houses e PCs dos amigos
Você sabe quando foi a última vez que um computador público atualizou seus aplicativos, antivírus e firewall? Pergunto ainda: você sabe se a máquina está limpa?. Se a resposta é não, você entendeu a mensagem.
10. Ignore os phishings
Em datas comemorativas, os espertalhões se aproveitam da possível ingenuidade dos usuários.
Esta é uma questão tenebrosa. Você não está cadastrado no site de uma loja e recebe a oferta de um notebook por 300 reais. Para ter certeza, entre no site da loja, digitando a URL na barra de endereços, e confira se a promoção existe.
Também peço que os internautas desconfiem de ofertas milagrosas, pois aquele produto pode ser falsificado ou roubado. Pode ser uma empresa de fachada que pega seu dinheiro e some. Além disso, a loja pode estar sonegando impostos e, se você precisar de uma troca em alguns meses, o estabelecimento pode ter sido autuado pela Receita Federal e você não conseguirá.
Claudio Müller Neto
Atuou como sócio-gerente da INova Informática em Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul por 3 anos. Atualmente administra o sistema e-commerce da Rafe Distribuidora e atua como Consultor Técnico da Sinostec Sistemas Eletrônicos. Formado como técnico em informática atua na área há 8 anos. Já trabalhou como instrutor em diversas entidades de ensino e particular. Tem realizado diversos cursos e treinamentos em gestão e-commerce.
Categoria: Tutoriais