Sucharita Mulpuru: 20 bilhões? Groupon vale 2 bilhões, e quem investir é um tolo!
A maior empresa de cupons on-line do mundo, o Groupon, pode valer alguns bilhões de dólares a menos do que o seu recente IPO pode sugerir, segundo opinião da analista de e-commerce Sucharita Mulpuru divulgada nesta quarta-feira.
Mulpuru, que trabalha na Forrester Research, alertou os investidores dos riscos de se investir nesta abertura de capital, e afirmou que futuros IPO´s, como o do Facebook e outras redes sociais serão investimentos mais sábios.
“Não há matemática racional que pudesse levar alguém a crer no realismo da valorização de ações que o Groupon acha que merece”, escreveu o analista em uma carta aberta a potenciais investidores. “O jogo deste IPO não está em encontrar o valor correto da ação da empresa, mas de se achar o mais tolo que realmente acredite que esta valorização é verdadeira. Confie em mim, ou você será um dos bobos!”.
Um porta-voz Groupon se recusou a fazer comentários sobre a carta de Mulpuru.
O Groupon registrou-se para realizar sua oferta pública de ações na última semana, e afirmou esperar captar na operação ao menos US$ 750 milhões. O documento apresentado divulga vendas em alta, mas também custos elevados de marketing que até agora tem prejudicado a rentabilidade da empresa. Apesar disto, o IPO pode tornar o valor de mercado do Groupon próximo da casa dos US$ 20 bilhões.
Mulpuru questionou tais avaliações quanto ao valor da empresa, estimando-o em cerca de US$ 2 bilhões.
O Groupon gerou mais de US$ 700 milhões em receitas no ano passado, mas Mulpuru afirma que cerca de US$ 615 milhões vieram de aquisições e expansões para novos mercados.
“Parte de todo este crescimento não é sustentável”, prosseguiu a consultora.
Ao excluir estes valores, sobram apenas US$ 96 milhões em receitas de 2010 as quais ele afirma ser “o verdadeiro crescimento orgânico da empresa”.
“Isto significaria que o Groupon cresceu 223% em 2010. Mas multiplicando por 20 vezes as receitas do site, teríamos um valor de mercado de cerca de US$ 2 bilhões, o que é algo muito menor do que outras estimativas já divulgadas”, escreveu Mulpuru.
Categoria: Disputas
Muito boa, temos que ter cuidado com estes investimentos, e com as bolhas da internet….
não sei se trata de “bolhas” da internet, no entanto bom senso e caldo de galinha não faz mal a ninguem, o que ha de se considerar é a perenidade do mercado e o modal de atendimento, afinal a própria internet era oposta garantida de um grande fiasco, ou seja, pionerismo é sempre cercado de muitas duvidas, mas a presistencia avalisa o sucesso.
FYI