Paypal cria módulo para pagamentos de celular para celular
A companhia investe no desenvolvimento de leitores de cartão de crédito que podem ser plugados em celulares. Por um pagamento simbólico, qualquer pessoa ou pequeno negócio pode transformar o telefone móvel em um terminal que processa cartões. O aplicativo da PayPal permite transferir dinheiro de celular a celular. A Apple busca uma patente para sua aplicação que transforma celulares em sistema de pagamento.
Cédulas de colecionador – O engenheiro de software Brian Kusler, de 40 anos, trabalha para transformar notas de dólar em itens de colecionador. Recentemente, depois de um restaurante em San Francisco, a pessoa que o acompanhava pagou a conta e perguntou como ele pretendia dividi-la. No lugar de correr atrás de um terminal bancário para sacar dinheiro, ambos juntaram seus iPhones e Kusler, sem precisar de ligações com fios, transferiu sua parte da conta, cerca de 100 dólares, para o colega. “Não carrego um monte de dinheiro e acho que ninguém mais faz isso hoje em dia”, disse Kusler. “Às vezes, quando saio com meus amigos, tenho de me lembrar de pagá-los quando chego em casa. Eu quero poder fazer isso no lugar onde se paga a conta.”
De acordo com o Federal Reserve, o banco central americano, existem evidências de que o papel moeda é usado cada vez menos.O número de transações sem dinheiro vivo cresceu de pouco menos de 250 por pessoa, em 1995, para mais de 300 em 2006. Estatísticas sobre notas de pequeno valor e notas destruídas, levantadas por dois economistas do Federal Reserve Bank, indicam que o uso do dinheiro atingiu seu pico no meio dos anos 1990 e, desde então, vem caindo. “A introdução dos cartões de débito, no início dos anos 1990, foi o início de uma queda lenta e gradual do uso de cheques e de dinheiro”, diz Red Gillen, analista sênior da Celent, uma empresa de consultoria e pesquisa sobre tecnologia e serviços financeiros baseada em Boston. Ainda assim, o dinheiro permaneceu essencial em algumas situações, como pagar um colega pelo lanche, comprar frutas no mercado ou uma cerveja em bares que aceitam notas e moedas.
É justamente nessas transações que a nova tecnologia de pagamento por celular pode atuar. “O problema com o dinheiro é que você tem de carregar um monte de notas e precisa, de tempos em tempos, passar num terminal de saque”, diz Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter e hoje executivo-chefe da Square, empresa criadora de dispositivo do tamanho de uma moedinha que, plugado na saída do fone de ouvido de um iPhone ou iPad, aceita pagamentos de cartão de crédito. “Se formos capazes de criar cartões mais rápidos e convenientes, eles vão substituir rapidamente o dinheiro.”
Pequenos negócios - Os novos serviços podem ter um grande impacto nos pequenos negócios, como barracas de frutas ou faxineiras que aceitam apenas dinheiro ou cheque por não terem terminais de crédito caseiros e não por quererem entrar em complicadas e longas negociações com companhias de cartão. Rachel Ancliffe, uma costureira de Porland, Oregon, vende seus vestidos e blusas a partir de casa usando o Intuit GoPayment para processar os pagamentos por cartão de crédito. “Você não pode confiar em cheques por causa das fraudes e porque eles podem não ter fundos”, diz ela. “Eu vendo dez vezes mais porque posso aceitar cartões de crédito.”
As proteções contra fraudes oferecidas pelas companhias de cartão de crédito são as mesmas que existem quando o cartão é usado numa caixa registradora. Algumas das novas companhias dizem que a segurança pode ser aprimorada porque é possível enviar recibos por e-mail. Algumas, como a Square, incluem fotos e um mapa de onde a transação foi realizada.
Preços – A morte do dinheiro vivo vem sendo anunciada desde os anos 1970, quando transações eletrônicas como o depósito direto de cheques foram introduzidas. Mas muitas das experiências de pagamento digital, como a lançada em 2006 pela Visa, focaram os próprios aparelhos celulares, não os cartões de crédito, e são populares em países como o Japão. Pagamentos via celulares nunca decolaram nos Estados Unidos porque os americanos gostam de de carregar no bolso cartões de plástico.
No lugar de substituir os cartões, tecnologias como a Square e a GoPayment fazem uso dele. As companhias permanecem no processo, cobrando uma taxa em cada transação.
O GoPayment custa 12,95 dólares por mês, além de uma taxa por transação de 30 centavos de dólar, mais 1,7% a 3,7% do valor do pagamento, de acordo com as taxas das empresas de cartão de crédito. Estará disponível para iPhones e iPod Touch em maio e para outros telefones e laptops logo depois.
Pagar amigos usando a aplicação do PayPal para iPhone é grátis se o usuário tem uma conta no PayPal ou em um banco e custa 30 centavos de dólar mais 2,9% para transações com cartão de crédito.
Dias contados? – Ainda que as pessoas usem cada vez menos dinheiro, ele não está ameaçado de extinção tão cedo, diz Wayne Abernathy, vice-presidente para políticas de instituições financeiras da Associação Americana de Bancos. “Historicamente, ocorrem mais fracassos que sucessos em novas formas de pagamento porque você precisa convencer as pessoas que ele é seguro, mais eficiente e confiável”, diz Abernathy.
Mas uma sociedade sem dinheiro vivo não poderia se tornar uma realidade na medida em que a jovem geração, acostumada a comprar música no iTunes e presentes virtuais no Facebook, crescer? “Os jovens podem querer fazer tudo eletronicamente”, explica Abernathy. “Os mais velhos, porém, ainda continuarão usando dinheiro ou cheques por muito tempo.”
Categoria: Notícias, lançamentos
Use seu paypal para comprar créditos celular no Brasil.
acesse o site e confira.
http://recargacelular.vilabol.uol.com.br/