Tecnologia estratégica para o E-commerce

| 05/10/2010 - 02:46 AM | Comentários (3)

A tecnologia é um dos traços predominantes do comércio eletrônico, pois oferece inúmeras possibilidades de inovações nos negócios. Ao mesmo tempo, muitas lojas virtuais se tornam iguais, sem uma tecnologia estratégica que permita ter vantagens competitivas e diferenciações para fidelização.

Ações como uma pesquisa, a chegada ao carrinho de compra, a segurança nas transações, a integração com sistemas internos e outras atividades já são questões tecnológicas primordiais para a funcionalidade do e-commerce – o que realmente começa a fazer diferença são as inovações.

No e-commerce brasileiro já começam a existir em alguns players boas práticas em tecnologia estratégica.

Uma aplicação perfeita desta tecnologia:

O 1-Click ou Compre com 1 Clique: funcionalidade que permite aos clientes fazer compras com um clique (às vezes mais de um). Nesta aplicação, o sistema considera os dados de pagamento e endereço do cadastro atual e com um único clique a compra é realizada.

A prática é uma estratégia perfeita para o e-commerce, pois em segundos o cliente efetiva a compra escapando do passo-a-passo do carrinho de compras onde registram-se altos índices de abandono, uma das dificuldades para o e-commerce.

De acordo com pesquisas do setor, de cada 100 pessoas que visitam uma loja, 20 a 25 carregam um carrinho de compras, mas só duas ou três realmente compram os itens que escolhem.

O passo-a-passo do processo do carrinho oferece ao consumidor o tempo da dúvida, além de outras características que possam não apresentar vantagens, como prazo de entrega, preço do produto, tipos de pagamento, parcelas, valor do frete, segurança, etc. O conjunto deve apresentar benefícios consideráveis para que o consumidor não desista da compra e abandone o carrinho.

Cada loja virtual, ou negócio devem analisar os dados oferecidos durante toda a navegação do usuário buscando compreender o comportamento do e-consumidor no site e entender o porquê do abandono em cada página. Isso é métrica!

Imagine que você esteja sem o seu cartão e se depara com uma super promoção. Com esta aplicação, você só precisa fazer o login e dar um clique para que a compra seja realizada.

A principal finalidade do mecanismo “Click ordering”, patenteado pela Amazon, é facilitar a compra de seus clientes.

Comodidade e facilidade ao usuário = conversão. Simples assim!

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Categoria: Tutoriais

Sobre Renata Reis: Formada em publicidade e propaganda e pós graduada em comunicação e marketing pela USP. Profissional de e-commerce e marketing digital. Autora do blog Falando de E-commerce. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (3)

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  1. A Compra com 1 Clique é uma tendência no ecommerce que os players nacionais estão finalmente adotando.

    É uma forma de fidelizar clientes e também aumentar as vendas por impulso.

    Na nossa empresa, inclusive, ajudamos e estimulamos nossos clientes a utilizarem este tipo de recurso.

    Abs

  2. Daniel disse:

    Mas então….como integro isso na minha loja!

    Abs e parabéns mais uma vez guria

    Daniel

  3. Nilson Freitas disse:

    Essa estratégia de compra com um clique é realmente interessante. O artigo levantou pontos que fazem brilhar os olhos de qualquer empreendedor. Vou levantar dois pontos negativos referentes a essa tecnologia apenas para reflexão:

    01 – Fazendo analogia ao exemplo da super promoção, um cliente em dúvida pode arrematar o produto e se arrepender depois. Não sei os dados corretos mas acho que a lei garante ao consumidor o direito de arrepender-se de uma compra em até 7 dias. As chances de arrependimento nesse caso são maiores porque ele comprou por impulso. Isso gera transtornos como devolução da mercadoria, estorno da fatura, stress para o cliente, etc…

    02 – Para viabilizar a compra com o clique a plataforma de e-commerce precisa guardar dados sigilosos do cliente como número do cartão de crédito, código de verificação e data de validade. Eu, como consumidor, detestaria ver esses dados armazenados em algum lugar que não fosse em meu bolso. Existem casos a parte, com o paypal, que são exceções pois trabalham exatamente com isso.

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