Consumidores móveis preferem receber ofertas baseadas em suas preferências
Quando se trata do tipo de ofertas que usuários de dispositivos móveis preferem receber, a maioria afirmou preferir que lhes enviassem anúncios baseados em seus gostos e interesses do que outros fatores, tais como a localização, segundo verificou nova pesquisa conduzida pela Research Luth a pedido da empresa de marketing móvel londrina Upstream, que entrevistou 2.000 voluntários adultos norte-americanos.
Mais especificamente, 60% dos usuários de smartphones consultados afirmaram que preferem receber ofertas em conformidade com seus interesses, bem acima dos 17% que tem preferência por receber ofertas baseados no horário do dia, 14% que falaram preferir receber ofertas com foco na localização e 10% que gostam de anúncios adequados ao seu estilo de vida. Os resultados foram similares entre usuários de telefones celulares convencionais que disponibilizam estes recursos, onde 59% preferem anúncios baseados em seus interesses, e apenas 8% baseados em localização.
Dado ao grande uso de serviços de check-in de sites como Foursquare, Gowalla e Facebook Places, a falta de interesse em anúncios móveis baseados em localização pode parecer surpresa para alguns, afirmou Assaf Baciu, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Upstream.
“Há uma tendência a se pensar que caso eu esteja perto de uma barbearia e recebo uma oferta de corte de cabelo, isto sempre será relevante” afirmou. “Mas caso eu seja careca, posso não estar interessado. Meus interesses, sejam relacionados a esporte ou qualquer outra coisa, são muito mais relevantes para se receber uma oferta do que o fato de se estar a um passo de uma loja”, explica Baciu.
Os resultados do estudo também confirmaram o acerto do foco do Upstream em seus programas de marketing móvel, que são muito mais baseados nos interesses e hábitos dos consumidores do que de sua localização. O seu Marketing Communications Suite prove ferramentas tecnologias para rodar promoções móveis, iniciativas de marketing opt-in e programas de fidelidade que se utilizam de “gameficação” e outras técnicas para determinar as preferências dos usuários e enviar anúncios alvo relevantes.
Dentre outras descobertas, a pesquisa revelou que os usuários de smartphones tem preferência por anúncios de conteúdo digital de shows de tv, música e jogos, seguidos por filmes, entretenimento (incluindo tickets), transporte e bens de consumo.
E qual “canal de influencia” móvel é mais propenso a atingir seus objetivos? Os usuários de smartphones afirmaram ser mais sensíveis a cupons móveis, enquanto usuários de telefones celulares convencionais preferem alerta de texto. Além disso, a pesquisa mostrou que cupons são a principal categoria de marketing móvel quando se leva em conta o retorno aos investimentos.
O estudo da Upstream aparentemente desconsiderou a possibilidade de anúncios alvo baseados em interesses serem combinados com serviços baseados na localização. Levando em conta o histórico de compras do cliente e sua localização, um serviço de ofertas diárias como o Groupon ou o Google Offers poderia enviar uma promoção de produto que seja de grande interesse para o consumidor e que ainda esteja próximo de sua localização.
Bacius reconheceu a possibilidade de combinar diferentes métodos de anúncios para melhorar a sua eficácia e afirmou que incorporar a localização em seus serviços está entre as metas da companhia em seu desenvolvimento de produtos. Mas ele reiterou que o foco no interesse dos consumidores deve ser a consideração mais importante a ser levada em conta nos anúncios móveis.
Categoria: Pesquisas
É a evolução dos aplicativos móveis, precisa de bons softwares para gerenciar isso tudo, conheço a Light Solutions, excelente empresa no Ramo de Aplicativos Móveis
http://www.lightsolutions.com.br/aplicativos_moveis_light_solutions.html
att
Ramon