Quer ter sucesso no e-commerce? Segmente!
Não é de hoje que a segmentação é uma ótima aposta no mercado virtual. A escolha de trabalhar com um público específico abre caminhos para um marketing melhor direcionado e uma estrutura de loja mais objetiva, isto é, com produtos, design e promoções focados no interesse do cliente.
Diante disso, entenda os tipos de segmentação que podem direcionar o seu negócio ao sucesso:
Empresarial. Esta segmentação refere-se ao interesse do empreendimento ao oferecer produtos e serviços preestabelecidos a um público que se interesse por ele. Esse tipo de segmentação baseia-se no ramo de atividade do negócio: alimentício, saúde, educação, moda, e outros.
Geográfica. Este tipo de segmentação trabalha com regiões específicas, escolhendo cidades, estados, localidades específicas e reduzidas para desenvolver suas ações de divulgação, reconhecimento de marca e entrega de produtos.
Demográfica. A segmentação deste tipo tem como objetivo separar o público, considerando idade, sexo, renda, ocupação, formação, religião, etc. Essa é uma das modalidades mais comuns, pois o consumo de produtos está fortemente ligado com essas variáveis; além disso, a segmentação demográfica é mais facilmente identificada e mensurada.
Psicográfica. Segmentação psicográfica propõe dividir os consumidores com base no seu estilo de vida, sua classe social e sua personalidade; uma vez que esses fatores exercem influência no desejo de consumo, status ao consumir e identificação com a marca.
Comportamental. O conceito de segmentação comportamental visa separar potenciais consumidores a partir de seu conhecimento sobre determinado assunto, atitude diante de situações, e resposta a uma ação. Isto possibilita dividi-los conforme suas necessidades, sua fidelidade a certo produto e, ainda, com base na busca de benefícios comuns.
Sucesso!
Categoria: Cases