A fatura como aliada
O empreendedor brasileiro que procura se atualizar com frequência já deve ter lido uma porção de artigos sobre a fatídica hora do pagamento e outras características inerentes a este processo. Quase que domina o assunto, em teoria. Eu digo “quase” porque, na prática, o que vemos são várias lojas virtuais repetindo erros bem comuns, como cenas de um velho filme que não para de ser exibido novamente.
Vamos fazer um rápido exercício mental: pense em algum site de compras, jogos ou qualquer outro serviço online que você utiliza com frequência. Agora procure lembrar dos métodos de pagamento que ele lhe oferece. Por sinal, a seção de pagamento desse site chama atenção? Você costuma receber e-mails com lembretes de atualizações pendentes na sua conta? Você pode pagar em outras moedas? Eles lhe perguntam quando você precisa atualizar seu cartão de crédito? O fato de você já ter suas informações registradas no site realmente ajuda no processo de pagar? Essas e mais uma miríade de outras perguntas devem ser feitas, toda vez que analisamos o sistema utilizado em nosso próprio e-commerce.
E quando falamos de melhorias, algumas medidas simples podem fazer toda a diferença. Por exemplo, de acordo com uma matéria um artigo do CRM Buyer, a inclusão de um atualizador de contas, que leva em conta novas datas de vencimento de cartão de crédito, possíveis mudanças de endereço e outros fatores, etc. pode adicionar cerca de 1% para suas receitas. Ainda de acordo com o artigo, somente o fato de disponibilizar aos seus clientes que comprem em suas moedas locais, cortando a necessidade da conversão, pode incrementar suas vendas entre 3 e 5 por cento. Tentador, não?
Podem me criticar pela obviedade de utilizar a Amazon como exemplo, mas no quesito pagamentos e faturas: o processo é tão simples e intuitivo que até mesmo uma criança conseguiria usar. Quem já comprou algo no site da gigante norte-americana sabe muito bem do que estou falando. É fácil, é descomplicado, é ágil. Todas as suas informações estão lá, seguras e atualizadas, sem brechas, rupturas ou confusões no processo. É como se após a primeira compra, virtualmente, você não precisasse se incomodar com absolutamente mais nada. Seu cartão, endereço de entrega, situação dos seus dados e etc. Um modelo que, penso eu, a maior parte das lojas virtuais deve, ou deveria, invejar.
Categoria: Cases
A Amazon é sem dúvida a grande referência no eCommerce, mas deve-se eventualmente ter cuidado com a comparação, pois ela está em uma posição muito distante da realidade dos ecommerces nacionais.
Falar em táticas relativas ao armazenamento de dados de cartão está longíssimo da realidade das lojas atuais que mal possuem recursos de compra com 1 clique e não tem a mínima idéia do que significa o PCI, necessário para possui tal recurso.
Falar em conversão de moedas também é muito abstrato para um mercado que ainda está tentando atender a demanda interna e não está nada preparado para expandir o negócio internacionalmente, salvo raríssimas exceções.
O artigo é de fato interessante, mas só para aqueles negócios bastante consolidados ou já criados com um formato de vendas internacional, o que é muito comum lá fora mas ainda é muito raro aqui no Brasil.
Falando em pagamentos, deixo o convite para conhecer uma série de artigos que explicam as características e diferenças dos sistemas de pagamentos online no Brasil.
http://www.ipagare.com.br/blog/sistemas-de-pagamentos/
Abs