A Importância da Tematização

Todos sabem que existem épocas do ano em que as vendas são alavancadas por temas únicos, por exemplo: Natal, Dias das Mães, Dias das Crianças e mais inúmeros eventos globais e principalmente os destinados ao seu tipo de produtos comercializados. Essas sazonalidades são realmente especiais para o comércio de uma forma geral, o primeiro fator que agrada a todos é o aumento de vendas, em seguida o grande número de novos consumidores que serão conquistados graça a uma dessas datas singulares.

E claro que todos nos sabemos também, que as lojas físicas sempre se preparam com antecedência para essas épocas enfeitando suas vitrines, fachadas, funcionários, balcões, etiquetas, e tudo mais que for possível para criar o “clima”. E é neste clima que muitos consumidores desavisados serão lembrando-se da necessidade de presentear aos outros e a si mesmo por conta desse acontecimento especial.

Logo isso também vale para sua loja virtual, é importantíssimo que se crie um calendário de eventos e já tenha os previamente programados para acontecer, e como no mundo virtual tudo acaba sendo mais fácil e rápido, é muito simples deixar um “tema” criado e pré-aprovado para que semanas antes do evento sua loja possa estar completamente “vestida” para a festa. Isso inclui desde banners novos, cores diferencias em menu de seção/categorias, no carrinho de compra com uma mensagem especial para incentivar seus consumidores a fecharem seus pedidos, novas categorias tematizadas com os produtos respectivos a época.

Essas ocasiões são pontos chaves muitas vezes para aumentar a sua lucratividade ao longo do ano, por isso se utilize desses momentos peculiares e faça a sua loja um local especial, convidativo e principalmente incentivador. Essas pequenas mudanças vistas do ponto tecnológico, são simples e mostraram ao seu consumidor que a sua loja está antenada aos eventos e mais do que isso, fará que seu layout principal tenha mais dinamismo e a cada novo período surpreenda seus consumidores com coisas novas. A tematização de uma loja virtual lhe oferta a oportunidade de muitas vezes criar novos conceitos que poderão agradar ainda mais seus clientes e novos clientes.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é analista de Sistema, consultor em TI há 20 anos. Atualmente Diretor de Tecnologia na DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos e colunista do E-Commerce News. Vizualizar perfil do autor.

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Rodrigo disse:

    Concordo, também acredito que devemos nos preparar para determinados eventos. Afinal, boa parte do fauramento provem deles.

Comente esta Matéria




Se você quiser uma imagem para mostrar com seu comentário, vá buscar em Gravatar.