Yelp é processada por omitir comentários positivos
A YS Catering, uma companhia norte-americana que comercializa serviços de entrega de alimentos em domicílio, informou ter processado a Yelp por difamação alegando que a empresa teria mostrado propositalmente críticas negativas antes das positivas.
A Yelp, que permite comentários e avaliações de consumidores sobre produtos de terceiros em sua plataforma, está sendo acusada pelo comerciante de mostrar os 13 primeiros comentários negativos sobre seu produto, enquanto outros 16 positivos estariam disponíveis apenas para aqueles usuários que clicassem em uma segunda página. Em outras palavras, a YS Catering acusa a Yelp de tornar fácil o acesso de consumidores a comentários negativos, enquanto comentários positivos estariam sendo omitidos pelo site com o objetivo de denegrir a imagem da companhia.
No entanto, especialistas acreditam que a ação movida pela empresa norte-americana não irá muito longe no tribunal e apostam em uma vitória rápida da Yelp, uma vez que a Federal Communications Decency Act concede imunidade de difamação com base em mensagens de usuários, o que exime de responsabilidade sites com serviço semelhante ao da Yelp.
Neste caso, a YS Catering argumenta que foi difamada por decisão da Yelp que omitiu os comentários positivos, e não pelo conteúdo das mensagens. Ainda assim, a probabilidade de um parecer favorável é remota, tendo como base decisões de juízes em casos semelhantes.
Por exemplo, um juiz no ano passado rejeitou uma ação movida por um dentista que acusou a Yelp por difamação. Nesse caso, o acusador argumentou sem sucesso que Yelp estaria envolvida em práticas comerciais enganosas, removendo boas críticas e mostrando apenas as negativas.
Categoria: Disputas