No final do ano passado, ultrapassamos a marca de um celular por habitante no Brasil. Hoje já contamos com uma base superior a 215 milhões de linhas habilitadas, de acordo com a Anatel. Destes, os smartphones representaram 10% das vendas em 2010. Para este ano, a previsão é que as vendas de smartphones totalizem 10 [...]
Leia Mais
Existem várias razões para que os carrinhos sejam abandonados. Aqui abro um parêntese para comentar algo inusitado que vi estes dias, é que alguns alunos de um curso sobre gestão de comércio eletrônico estão pensando em criar uma campanha intitulada “Adote um Carrinho Abandonado” de tão grave é este problema nos dias de hoje. Brincadeiras [...]
Leia Mais
Durante décadas, o varejo tradicional conseguiu obter sucesso em aumentar suas vendas atráves de merchandising – exibindo itens sazonalmente escolhidos na entrada da loja, liquidando as pontas de estoque e fazendo cuidadosa triagem de produtos por preço, categoria e popularidade, apenas para citar alguns exemplos. Quando as novas tecnologias dos sites de buscam introduziram a [...]
Leia Mais
O avanço das tecnologias torna os consumidores cada vez mais exigentes ao negociar com uma empresa. No comércio eletrônico, isso se tornou ainda mais evidente, pois a vantagem de realizar compras sem sair de casa, de forma prática e segura despertou nos clientes virtuais a necessidade de serem agradados pelos lojistas. No entanto, quando isso [...]
Leia Mais
Há alguns anos atrás as mulheres passaram os homens em participação nas compras pela Internet brasileira. Junto com isso, veio o crescimento acentuado das categorias moda e acessórios, beleza e saúde. O tíquete médio dos homens é mais alto, uma vez que compram mais produtos eletrônicos e informática. Mas as mulheres compram mais quantidades e [...]
Leia Mais
Muitas pessoas iniciam um negócio online pensando que tudo irá acontecer virtualmente. Tem o pensamento que, em determinado momento, haverá milhões de internautas em seu site e será apenas questão de tempo para que eles comecem a comprar. Infelizmente, isso é apenas metade da história. Claro, a qualquer momento haverão milhares de pessoas conectadas, ao [...]
Leia Mais
Uma das principais premissas de um comércio eletrônico é que ele deve ser estável, rápido e extremamente confiável. Porém como nada é perfeito, muitas vezes podem acontecer instabilidades, erros não mapeados, acontecimentos não previstos e o mais natural de tudo, o usuário realizar algo que não gere resultado algum. Diante desse cenário, eu diria que [...]
Leia Mais
São vários os processos que envolvem a operação de e-commerce. Unir todos eles em uma única ferramenta de gestão empresarial facilita a execução das rotinas, ajuda na redução de gastos e até de erros inaceitáveis em uma empresa confiável, como a venda de produtos esgotados nos estoques. Um erro humano que pode prejudicar todo o [...]
Leia Mais
O ritmo do e-commerce está cada vez mais acelerado. Atualmente, os consumidores podem acessar lojas virtuais enquanto estão em movimento. Você tem um site otimizado para os dispositivos móveis para atender a esta demanda? Não tem certeza de que está pronto para lançar canais de vendas voltados para os usuários destes aparelhos? Vamos ver se [...]
Leia Mais
A plataforma de comércio eletrônico Magento lançada em 2008 já passou da marca de 100.000 lojas virtuais no mundo e talvez seja a plataforma de e-commerce mais popular que existe. Com o objetivo inicial de tornar-se a principal plataforma de e-commerce no mundo, a empresa está cada vez mais próxima de confirmar o posto. Para [...]
Leia Mais
Segundo pesquisa sobre o perfil dos brasileiros nas redes sociais, ficou constatado que, em geral, não temos os seguintes hábitos: comentar, interagir em discussões, produzir conteúdo e gerar inovação. Somos emergentes, não somos exímios leitores e, muito menos, ótimos estrategistas. Podemos, no entanto, saber o que está acontecendo no mundo para nos inspirarmos à mudança [...]
Leia Mais
Negociar produtos ou serviços na internet é uma forma de vida para muitas empresas atualmente, muitas vezes essas empresas nem chegam a existir no mundo “real”, ou seja, não detêm de locais físicos para atendimento. Lançar um negócio virtual requer empreendedorismo, arte, tecnologia e ciências. A seguir listamos alguns passos para que esse lançamento seja [...]
Leia Mais
Sempre que converso sobre comércio eletrônico com alguém, procuro fazer comparações com lojas físicas a fim de facilitar o entendimento do assunto. A loja virtual, apesar de ser um negócio tão real como qualquer outro, ainda levanta dúvidas que quando transportadas para o ambiente mais familiar, como o da loja física, são facilmente compreendidas. O [...]
Leia Mais
Existem muitas atividades que utilizam dados confidenciais de terceiros na internet, motivo que faz com que as empresas e os indivíduos precisam de certificados SSL para proteger suas transações, bem como qualquer outra comunicação através de seu site. O Secure Socket Layer (SSL) é um protocolo que garante que as informações sejam criptografadas antes de serem [...]
Leia Mais
Muita gente anda dizendo que existem sites de compras coletivas demais e que o mercado está saturado. As pesquisas também mostram que mais de 25% deles já fecharam. O que pouca gente comenta é que nem todos foram construídos sob bases sólidas e com real conhecimento sobre os fundamentos de mercado e sua mecânica. A [...]
Leia Mais
As compras coletivas definitivamente chegaram para ficar, o grande sucesso deste mercado, fez o consumidor ter um novo comportamento de consumo ao se habituar a navegar pelas compras coletivas antes de qualquer aquisição. 2010 foi o grande ano das compras coletivas no Brasil, com faturamento de R$500 milhões e mais de 1.000 sites cadastrados, este [...]
Leia Mais
Recentemente foi divulgado um estudo sobre os consumos de pessoas com preferências homossexuais, ou seja, os gays. E desse nicho diferenciado 40% dessas pessoas estão na classe A e B. Num total de 64% desses indivíduos possuem no mínimo um cartão de crédito. Oitenta por cento navegam e costumam fazer compras regularmente. E o aumento [...]
Leia Mais
Vitaminado pelo aumento do poder aquisitivo da Classe C, a explosão dos sites de compras coletivas, as vendas de TVs de tela plana por conta da Copa do Mundo e a consolidação de grandes grupos de varejo, o e-commerce brasileiro viu seu faturamento alcançar a marca de R$ 14,8 bilhões em 2010, um crescimento nominal [...]
Leia Mais
Os abandonos de carrinhos de compras são um grande problema para as empresas de e-commerce. Estima-se que ele ocorra em 65% dos processos de pagamento. Além disso, no ano de 2010 o abandono de carrinhos causou um prejuízo na ordem de 18 bilhões de dólares em vendas perdidas, segundo dados da Forrester Research. A seguir [...]
Leia Mais
Muitas pessoas quando vão fazer compras em um site de e-commerce são confrontadas com diversas questões antes que uma compra seja finalizada. Quando surgem problemas e dúvidas, são orientados a procurar a seção FAQ ou fazer uma ligação telefônica. Estes fatos corriqueiros tomam tempo dos consumidores, o que pode fazer com que desistam da compra [...]
Leia Mais
Em uma pesquisa elaborada pela Forrester Research no ano de 2010, demonstrou que 88% das possíveis vendas on-line não são concluídas, o conhecido abandono dos carrinhos de compras. Já que perder clientes potenciais não é bom para nenhum negócio, existem alguns métodos que ajudam na tentativa de diminuir a taxa de desistência. Ferramentas de análise [...]
Leia Mais
Comentários