5 dicas para reduzir o abandono de carrinho na loja virtual

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O abandono do carrinho de compras já se tornou assunto conhecido. Segundo o IBOPE E-Commerce, já chegou a 83% o percentual de carrinhos com produtos, cuja negociação não é finalizada.

Embora seja uma realidade das compras virtuais, nenhum lojista gosta de se deparar com tais resultados. Por isso, confira 5 dicas que podem ajudar seu e-commerce a diminuir a rejeição na hora da finalização da compra:

Frete: Se possível, ofereça frete grátis para compras acima de determinados valores. Verifique, também, junto aos Correios se sua empresa pode optar pelo e-Sedex – um serviço exclusivo para e-commerces e que possui taxas reduzidas;

Preço: Analise se o preço do seu produto tem condições de competir com os valores praticados em outras lojas do mesmo segmento. Evite tentar lucrar mais em um produto e correr o risco de perder a venda. Afinal, os clientes sempre comparam;

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E-mail marketing: Pesquisas apontam que é possível recuperar até 5% dos carrinhos abandonados, ao enviar um e-mail marketing nos primeiros 20 minutos após a desistência. Por isso, aposte neste recurso: monitore seus consumidores e aproveite seus momentos de interesse;

Cadastro: Descomplique o processo de finalização de compra. Evite cadastros cheios de detalhes e informações sem necessidade. Solicite apenas dados relevantes, que não prolonguem por muito tempo o checkout; no e-commerce as pessoas querem facilidade;

Recuperação de carrinho: Ofereça a possibilidade de recuperação fácil do carrinho que foi abandonado. O comprador que desiste em determinado momento, pode querer refazer a mesma compra depois, e essa alternativa garante maiores chances para finalização da compra.

Dar motivos para o cliente ficar, demonstra profissionalismo e interesse. E no e-commerce, esta é uma postura muito valorizada! Portanto, se o seu cliente saiu da loja sem comprar nada, não se desespere! Faça um trabalho de recuperação, com as dicas acima! Sucesso!

Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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2 COMENTÁRIOS

  1. Depois de ler um artigo aqui no EcommerceNews, passamos a direcionar msgs específicas aos clientes da http://habigoo.com.br até 24 horas após o abandono do carrinho e nossa margem de recuperação supera os 30%, chegando alguns meses aos 50%.
    É eficiente esse contato e observamos que em muitas das vezes o cliente teve algum problema de direcionamento ou até mesmo desconfiou da loja, receando não ter a devida atenção.
    Os clientes retornam, compram e se tornam clientes por ter garantida a atenção em canal direto com a loja.
    Vale investir atenção e cuidado com o cliente sempre! Essa é sempre nossa maior preocupação.

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