Detalhes que geram credibilidade no e-commerce

| 01/03/2012 - 09:30 AM | Comentários (2)

Quando destacamos a importância de um design diferenciado na loja virtual, é preciso entender que são os detalhes dos recursos visuais que evidenciam a eficiência do trabalho de personalização. Ou seja, ter uma loja com layout bacana é o atrativo para o consumidor, mas a credibilidade do seu empreendimento é apresentada em pequenas ocorrências, por exemplo:

Cores bem aplicadas. Não é à toa que um profissional Web designer estuda a influência das cores em sua formação. Entender a aplicação desse recurso na loja é essencial para que o layout fique “redondinho” e transmita credibilidade ao consumidor. Além disso, esse fator deve estar totalmente ligado às características do segmento trabalhado, visando a identificação do público-alvo;

Marca em destaque. Estabelecer sua marca na loja virtual, através do logotipo é uma questão de identificação, por isso, é importante que este recurso esteja destacado e que o padrão de identidade divulgado pela empresa seja mantido, com o mesmo formato e cores para estabelecê-lo diante do consumidor, firmando a credibilidade;

Representação eficaz. Falar das imagens das fotos e suas aplicações pode parecer redundante, mas a importância desse recurso no universo virtual é indiscutível e, por isso, sua exposição deve ser a mais clara e eficaz possível. Sendo responsável por aproximar o consumidor dos produtos, a decisão da compra pode acontecer justamente através das imagens exibidas;

Atenção à escrita. O profissionalismo de uma página na internet, seja blog, perfil em rede social, newsletter ou loja virtual é medido pelo conteúdo e características do mesmo. Ou seja, a atenção é muito focada em como ele foi escrito: sua coerência, gramática, ortografia, concordância, etc. Nesse sentido, é essencial que o lojista preze por aplicar informações, além de relevantes, também corretas. Esse fator conta pontos na credibilidade do consumidor;

Peças bem elaboradas. Faz parte de um layout personalizado na loja virtual, a presença de banners promocionais, banners de divulgação, etc. É de extrema importância que estas peças estejam em harmonia com o layout e contenham informações corretas e atualizadas. A credibilidade do consumidor é desenvolvida quando o lojista se preocupa em oferecer novidades;

Usabilidade e navegação. Não podemos deixar de falar da parte operacional de tudo isso. Para ampliar a credibilidade e as vendas virtuais através dos detalhes no design de sua loja virtual é preciso que tudo funcione, ou seja, os banners, as imagens, os links, tudo. A usabilidade e as condições de navegação devem ser perfeitas.

Não basta desenvolver um super projeto se, nos detalhes, sua loja virtual peca contra o consumidor. Mantenha a atenção e o foco do empreendimento em conquistar a credibilidade do cliente online. Comece agora, seguindo essas dicas!

Sucesso!

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Categoria: Cases

Sobre Felipe Martins: Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (2)

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  1. Jon Lopes disse:

    Excelente matéria! Aliás, todas as matérias do site são excelentes e me ajudam muito no desenvolvimento de lojas virtuais!

    Grande abraço, Felipe!

  2. Flávio Maciel disse:

    É isso aí, Felipe.

    Credibilidade, Usabilidade e Motivação forma 3 pilares da conversão em um ecommerce.

    Convido a lerem meus artigos no blog http://www.ipagare.com.br/blog

    Abs

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