Contratei uma nova plataforma! E agora, qual é o próximo passo?

| 25/05/2012 - 12:52 PM | Comentários (3)

Este é o grande fantasma de quem esta mudando de plataforma: não saber exatamente qual o próximo passo após a contratação. De fato, a responsabilidade de ensinar como será a migração é exclusiva do novo fornecedor.

É muito provável que a mudança ocorra em prol do crescimento da loja e digamos que já tenha experiência na administração, então, pode estar pensando: “não vou patinar para trocar a ferramenta”. Então, prepare-se que você passará por momentos delicados.

Este artigo visa mostrar os pontos críticos da migração e não o processo completo. Logo, a troca de plataforma envolve questões estratégicas, por exemplo:

1. Como você irá migrar as informações?

Esta é uma problemática que se encontra nas migrações, principalmente, pelo motivo de que nem todas as empresas estão dispostas ou têm conhecimento para fazer este procedimento.

Isto se dá a “n” fatores, abaixo elenco os mais críticos:

– Sempre pense na questão de migração das senhas, veja se consiga na hora de migrar, levar a senha para a nova plataforma. Se conseguir isso, irá reduzir alguns problemas.

– O banco de dados estava em uma versão e o novo será em outra totalmente diferente.

– O ERP estava preparado para captar as informações da outra plataforma, mas agora a customização terá que pegar da nova. O procedimento é  uma responsabilidade do cliente em acionar a empresa do ERP para fazer esta migração. Você parou para pensar no custo?

Infelizmente há uma disputa de poderes, na qual, muitas vezes, a empresa do ERP não quer pegar as informações na plataforma ou a plataforma não quer colocar dentro do ERP, enfim, você terá que saber exatamente o modelo adotado.

2. Meu site já está indexado. Vou sofrer com isso?

Sim. A troca de plataforma envolve a questão da indexação nos buscadores. Isso por que antes você tinha uma URL e agora é outra ex: http://www.meusite.com.br/produto.aspx?id=1234. Depois da migração ficará: http://www.meusite.com.br/meu-produto-na-minha-nova-plataforma

Toda a referência que você tinha foi embora, ou seja, quando você entrar por um buscador, o site apresentará que a página não foi encontrada  com a mensagem erro 404. Normalmente, neste momento, surge a pergunta: tem como fazer com que esta página seja encontrada? Eu respondo que sim. Em programação existem algumas técnicas para fazer isto, com certeza o novo fornecedor tem que pensar nesse processo.

3. Hoje faturo “x” mas a troca da plataforma me possibilita faturar “x+y”

Se você está em fase de mudança é por que um dos motivos é aumentar a conversão e faturamento da empresa, mas saiba que esse tipo de mudança  causa impacto e, muitas vezes, o impacto não é positivo, entre os quais pode ocorrer a queda de faturamento nos primeiros meses.

Como afirmei, existem outros fatores que influenciam na migração. Explicitei alguns pontos sobre essa mudança. Na hora de mudar, pense em tudo o que for necessário, no bom sentido da palavra, seja chato.

Este artigo não tem o intuito de apresentar uma receita de bolo, mas tem como propósito orientar  que qualquer mudança exige muito planejamento, responsabilidade e escolha do parceiro certo que esteja com você neste processo do início ao fim, e não só vender e deixar uma equipe de pós-vendas.

Destaco que estamos trocando software, isso exige que todos os usuários se adaptem a ele, o que é uma tarefa muito difícil, pois quebra de cultura e vícios do outro sistema.

Sempre aconselho que mantenha uma planilha atualizada de cada passo que está fazendo. Essa dica  serve de histórico para saber a evolução da plataforma e a evolução no seu faturamento.

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Categoria: Tutoriais

Sobre Tiago Tartari: Tiago Tartari profissional de T.I com mais de 13 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas baseado em design patterns e sistemas flexíveis. Diretor de projetos na empresa COMM2 Strategic IT Solutions, empresa especializada no desenvolvimento de plataforma de e-commerce e CRM. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (3)

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  1. Flavio Maciel disse:

    A troca de plataforma é um momento extremamente delicado para qualquer loja virtual.

    Na verdade, a parte mais crítica ocorre ainda antes que é a decisão sobre para qual plataforma mudar.

    Parte das questões levantadas neste artigo já deveriam ter sido previamente discutidas nesta etapa anterior. O que não tira o mérito do artigo do Tiago, pois não é possível prever tudo, e nem sempre clientes e fornecedores são qualificados para tanto.

    Fora os problemas que fatalmente ocorrerão, o importante é que a nova ferramenta cumpra estes dois itens, que são as principais justificativas para se trocar:
    – Aumente vendas
    – Aumente a produtividade da empresa

    Abraços

  2. Roberto Pinto França Junior disse:

    Senhores, alguns pontos devem ser “pescados” das explanações acima;
    – Migrar Informações
    – Indexação do Site (loja)
    – Faturamento.

    Acompanhei vários clientes em migrações, em todas as ocasiões, mesmo tomando todos os cuidados mencionados acima pelo amigo Tiago, houve “Trauma”.
    Mesmo que as exportações de dados aconteçam, e-mails, senhas e cadastros…uma mudança, que geralmente busca o aumento da conversão ou simplesmente o reposicionamento da loja/marca, vem acompanhada de um novo projeto, uma nova sequência no processo de compra, Checkouts distintos,visual diferenciado, mais profissional, etc….tudo isto gera impacto no cliente/e-consumidor.
    O ideal, digamos um processo menos traumático, seria o seguinte:
    – Após escolha da plataforma
    – Reuniões com o velho e o novo fornecedor/desenvolvedor
    – Soma-se aqui todos os pontos abordados pelo Tiago e pelo amigo Flávio.
    – Após todos os pontos esclarecidos e entendidos, claro que o antigo fornecedor poderá lhe pedir algo $$$$ em troca das informações, dependendo do formato exigido pelo novo fornecedor.
    – Desenvolver nova View.
    – Migrar base de dados
    – Verificar a possibilidade de migração de produtos e imagens
    – Após concretizado estas etapas, a loja ainda em fase de homologação, uma comunicação transparente para seus clientes.
    – Marque data e hora para o lançamento.
    – Um contador de tempo na home do site (loja) atual.
    – E BUMMMM!!!!!
    – Exploda para o mercado de forma transparente e sustentável junto aos clientes já fieis.

    Agora é hora de pagar o investimento, invista muito em marketing. Não só o Google, mas pesquise bastante seu segmento. As vezes existirá locais que lhe trarão mais retorno que o Google.

    Grande abraço

    Sucesso e boas vendas

  3. Tiago Tartari disse:

    Concordo plenamente com os amigos acima.
    A mudança não é nada fácil, pelo contrario exige amadurecimento estratégico para isto. Como disse, se estão mudando alguma coisa tem, é fato!

    A conversa com os fornecedores é vital, mas garanto Roberto, será um pouco super delicado, pois, haverá conflito de interesses.

    “Traumas” pode ser bom, pois amadurece ainda mais os processos e serve de aprendizado para que não erremos novamente (não os mesmos erros).

    Abraços Roberto e Flávio!

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