Nas minhas andanças, palestras e aulas de pós-graduação, sou constantemente confrontando com uma situação que deixa o profissional de e-commerce desconfortável e, não raro, bravo com os bancos e os adquirentes. O motivo de tal braveza é a seguinte afirmação: “Os adquirentes e bancos não estão nem um pouco preocupados com a fraude no e-commerce […]
Leia Mais
Quem já trabalha com e-commerce sabe que uma das formas mais efetivas em gerar vendas é através do e-mail marketing. Entretanto, muitos acabam não executando esta ação pois não possui uma base de e-mails, ou não sabe como capturar endereços eletrônicos de pessoas interessadas. A maioria das pessoas que tentam ampliar sua base de e-mails, […]
Leia Mais
O Instagram, muito comentado e apostado por empresas que buscam relacionamento com o consumidor, visa apresentar anúncios em sua plataforma; que até então mantém-se apenas com publicações sem patrocínio. Os testes para esta mudança foram iniciados no ano passado na Austrália, EUA e Reino Unido, contudo, a novidade deve chegar oficialmente em 2015. A publicidade […]
Leia Mais
O e-commerce é um dos segmentos que mais cresce no país devido à facilidade de abertura de uma loja virtual, assim como a abrangência se comparado às lojas físicas, já que é possível enviar um produto praticamente para qualquer lugar do mundo. Promessa de grande movimentação financeira para 2014, o e-commerce no Brasil demonstra números […]
Leia Mais
No mercado virtual, um e-commerce inteligente é aquele que não se desfaz diante das dificuldades encontradas na trajetória rumo ao sucesso. Afinal, o processo de amadurecimento de uma empresa acontece a partir de mudanças e desafios. Pensando desta forma, veja seis frases que inspiram um e-commerce preparado para conquistar seu espaço no mercado: 1. “Todos […]
Leia Mais
Na maioria das vezes, a melhor maneira de crescer sua base de dados é coleta orgânica através de seus próprios canais, especialmente aquela que é feita em sua loja, tanto online como offline. Usuários costumam dar seus dados por iniciativa própria, pois querem receber informações, ofertas ou descontos e, como estão dispostos a se tornarem […]
Leia Mais
Ainda na primeira quinzena deste mês, rolou um bate-papo bem bacana com o Fred Rocha. Ele é especialista em varejo e esteve no Shop.Org Summit, um dos maiores eventos do mundo sobre e-commerce, que acontece nos Estados Unidos. Diversas palestras debateram sobre o futuro do varejo eletrônico e o Fred passou um resumo do que […]
Leia Mais
Comprar é apenas o início da experiência de um cliente com um e-commerce. É, por isso, que todo lojista, que almeja o sucesso, deve se preocupar com o pós-venda. Veja algumas dicas para usar esse recurso com eficiência. Possua informações sobre o cliente. Conheça as preferências de seu público. Com essas informações, a oportunidade de […]
Leia Mais
“Vendedor, eu vi esse CD mais barato ali na loja do fim do corredor, no seu concorrente! É o mesmo CD… as mesmas músicas… e lá eu pago menos!”, diz um cliente após vários minutos de exploração pela loja. Quem trabalhou no “antigo varejo” já viu esse tipo de cena acontecer com frequência. O pior […]
Leia Mais
Um dos aprendizados que mais valorizo nesses 13 anos empreendendo na web é “como vender para empresas”. Principalmente porque minha formação em Ciência da Computação não me preparou em nada para vendas. Quando eu falo “vendas”, estou me referindo a vendas consultivas e marketing B2B (Business-to-Business). Nos meus primeiros anos como empreendedor e vendedor, eu […]
Leia Mais
O ponto mais importante desta análise de logística é fazer a comparação correta. O que isso quer dizer? De forma figurativa: comparar banana com banana e não com laranja. Na prática, é preciso mapear os custos envolvidos com a Operação Logística, seja realizando internamente ou terceirizando. Abaixo, você pode conferir uma lista de aspectos que […]
Leia Mais
Há ferramentas online que, além de ajudar a acompanhar as informações dos clientes, também auxilia na mensuração do funil de vendas. Uma delas, senão a principal, é o Google Analytics, que permite medir tais tipos de dados de forma segmentada, através de recursos avançados. Com essa ferramenta é possível medir, por exemplo: Os acessos as […]
Leia Mais
Quem sabe o que será no futuro? Eu sou um entusiasta de novos modelos, tecnologias, formas de relacionar, pagar etc. Mas, confesso, tenho certas restrições a alguns temas. Isso se aplica desde fanfarrices que algumas pessoas têm a capacidade de chamar de arte a bobagens que certos indivíduos gostam de colocar como meios de pagamento. […]
Leia Mais
Hoje saí para comprar sapatos. Não sou consumista. Não gosto de shoppings e tampouco de passar horas olhando vitrines. Sou prática. Por isso, saio com um objetivo. O de hoje, comprar 3 pares de sapatos, e na loja de sempre. Ao entrar na tal loja, fui abordada pela vendedora. “Boa tarde, posso ajudar?”. A partir […]
Leia Mais
Seja pela realização da Copa do Mundo ou pelas eleições, o certo é que a economia e os negócios estagnaram em 2014. Tanto que muitos setores, incluindo diversos segmentos do e-commerce, estão apostando todas as suas fichas no Natal para tentar salvar o ano. Se a seu e-commerce se encontra nesta situação, este post é […]
Leia Mais
Cada vez mais inseridas no universo tecnológico, pessoas e empresas buscam incessantemente novas ferramentas digitais para facilitar o dia a dia, a produtividade e o fluxo interno no ambiente de trabalho. Sendo assim, quando bem escolhidas, elas podem ajudar a diminuir a frustração daqueles que lidam diariamente com uma determinada atividade, como, por exemplo, aplicativos […]
Leia Mais
Conhecer os seus clientes e como eles se comportam é a chave para o envio de conteúdo relevante através de mensagens personalizadas, que levam a uma maior participação e melhor capacidade de entrega de seus e-mails. Estudos têm demonstrado que as mensagens segmentadas trazem mais retorno, com aberturas 30% e CTR 50% maiores. Mensagens relevantes […]
Leia Mais
Muitos empreendedores online acreditam que ter o e-commerce montado e iniciar as operações já lhes garantirá o sucesso; porém tê-lo criado é apenas o começo. É fundamental utilizar métricas para identificar o retorno obtido e saber qual caminho trilhar para conquistar o sucesso tão esperado. Nesse sentido, seguem algumas métricas que podem determinar o sucesso […]
Leia Mais
Nos últimos 18 meses, o assunto rentabilidade no e-commerce tomou conta das notícias, da programação dos eventos e, até mesmo nas conversas de botequim, o assunto rentabilidade é o tema central da discussão. Mas afinal de contas, o segmento teve uma alta de custo e deixou de ser um segmento interessante ou nossas expectativas em […]
Leia Mais
Todo mundo conhece a mecânica de pagar com cartão. Você o insere na maquininha, digita a sua senha e, em alguns segundos, tem uma resposta. Mas você já parou para pensar o que acontece com o seu número de cartão durante esses segundos? A transação faz uma verdadeira volta ao mundo e passa por várias instituições da […]
Leia Mais
A palavra não é comum. Se pudéssemos dar um significado simples seria: caracterizar aquelas soluções que oferecem uma nova forma de interagir no nosso cotidiano, rompendo o que consideramos normal, seja com o uso de aparatos inovadores ou de serviços diferenciados. Exemplos de empresas disruptivas são o Skype e o WhatsApp. Essas empresas acabaram com […]
Leia Mais
Comentários