O E-commerce cresce e evolui em larga escala, criando postos de trabalho, novas modalidades e oportunidades de negócios, contribuindo para a aceleração da economia e para o desenvolvimento do país. Na contramão desta via, tramita perante a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro o projeto de lei 250/2011, de autoria do Deputado Estadual Robson Leite […]
Leia Mais
Já diz o velho ditado: “A primeira impressão é a que fica”. Assim como formamos a maior parte da nossa opinião sobre outras pessoas através das primeiras impressões que temos delas, no e-mail marketing ocorre a mesma coisa. Pode parecer um tanto óbvio, mas na prática percebe-se que a maioria das empresas ainda não se deu […]
Leia Mais
A primeira coisa a fazer ao decidir abrir uma loja virtual é pensar em estratégias para a conquista dos primeiros clientes. Um exercício que deverá ser mantido durante todo o período de existência do seu e-commerce, é claro, pois a intenção é conquistar cada vez mais consumidores. Mas afinal, como fazer isso? Primeira impressão Antes […]
Leia Mais
Nos últimos anos, foi possível perceber que o marketing digital evoluiu a um ritmo bastante acelerado. Com a movimentação das empresas para a internet – e aí falamos tanto de grande quanto de pequenas-, que passaram a prestar mais atenção no comportamento dos consumidores online, o marketing digital deixou de ser apenas uma ferramenta complementar […]
Leia Mais
Sabe-se que o comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, vem a cada ano ganhando mais e mais adeptos no mercado mundial. Aqui nas terras tupiniquins não é diferente. Isso porque, de acordo com a empresa eBit, especializada no setor, o país fechou o ano de 2012 com cerca de 40 milhões de consumidores on-line, representando […]
Leia Mais
Nas projeções atuais, modestas, diga-se, o comércio eletrônico no Brasil deverá atingir um montante de vendas de 45 bilhões de reais até 2015. Para este ano, a estimativa é que encerremos com R$ 28 bilhões, o que representa hoje pouco mais de 3% de todo o varejo. Parece pouco, mas são quase 30 novos bilhões […]
Leia Mais
O regramento do E-Commerce no Brasil, ao contrário do que muitos acreditavam, não foi realizado de maneira ampla e definitiva pelo Decreto nº. 7.962/13, vigente desde 15 de maio de 2013. Isso porque a nova legislação criou outras problemáticas nos pontos abordados e permitiu, com sua omissão, que velhas questões persistissem. Certamente que os protagonistas […]
Leia Mais
Como as fronteiras das tendências comerciais vêm sendo frequentemente ultrapassadas, os varejistas estão olhando cada vez mais para o comércio Omni-Channel (Internet, lojas físicas e dispositivos móveis, entre outros) com objetivos de superar os desafios e transformá-los em oportunidades de novos negócios. Para isso, os varejistas precisam demonstrar conhecimento das expectativas dos clientes e, também, […]
Leia Mais
Datas comemorativas (Dia das Mães, Pais, Namorados, Natal, etc.) são extremamente importantes para as atividades varejistas. Trata-se de excelente oportunidade para o aumento das vendas e, principalmente, dos lucros, mas que, se não for bem dimensionada, pode acarretar riscos significativos. Vamos analisar como os preços de venda podem ser componentes decisivos. Nestas ocasiões, os consumidores […]
Leia Mais
Unsourcing é o conceito derivado do Social Commerce, que nasceu da própria necessidade dos usuários de receberem respostas rápidas das suas dúvidas, reclamações e pedidos dentro dos 0800 das empresas, que se preocupam muito em vender, mas com um péssimo atendimento de pós- venda. Trata-se de uma tendência de criação de comunidades on-line destinada a […]
Leia Mais
As datas comemorativas são ótimos momentos para estudar o comportamento de compra do consumidor. Isso acontece porque existe um padrão, ou seja, muitas pessoas compram presentes para alguém que ocupa um papel de destaque em sua vida. O Dia dos Pais, no próximo domingo, dia 11, é um ótimo exemplo disso e pode ser uma […]
Leia Mais
Existem duas coisas que uma lista de email nunca deve ter: spam traps e spam traps. As spam traps podem ser encontradas em duas formas – pristine e recycled. Uma é mais danosa que a outra, mas as duas vão impactar negativamente sua reputação. Um pristine spam trap é um endereço de email que foi […]
Leia Mais
Pode-se dizer que a expansão da internet revolucionou o comércio eletrônico. Nos anos 90, com a propagação de empresas no ramo da informática, o avanço tecnológico das redes de comunicação permitiu que o e-commerce ganhasse notoriedade mundial. A globalização possibilitou o acesso democrático da população aos vários tipos de recursos eletrônicos, de modo que o […]
Leia Mais
O cenário da economia brasileira é preocupante, a inflação é visível, o empresariado está antenado, e as perspectivas não são as melhores. Ao menor sinal de continuidade da desestabilização da plataforma econômica do país, os recursos são diminuídos ou congelados pelos empresários. Tudo passa a ser visto como gasto. Os investimentos são retraídos, as vagas […]
Leia Mais
É fato que a capacidade de compreender e responder às necessidades individuais de um cliente é fundamental para o sucesso do varejo e, ainda assim, esta é uma das primeiras coisas que os varejistas largam de mão ao entrar para o mundo online. Se um lojista planeja o desenvolvimento de um ambiente multicanal – ou […]
Leia Mais
O avanço tecnológico e, principalmente, o surgimento da internet, contribuiu para que o comportamento das pessoas passasse por fortes modificações nos últimos tempos. Essa mudança está presente em vários aspectos, mas se resume à facilidade de relacionamento gerada pelas novas possibilidades de comunicação. Essa facilidade começou com os fotologs, blogs e chats online – no […]
Leia Mais
Um dos desafios mais intrigantes do e-commerce atual é o seu processo de logística e a entrega dos produtos vendidos. Vivemos em um tempo em que o comércio eletrônico caracteriza-se pela rapidez e precisão no atendimento, incluindo a entrega dos pedidos. E pensando em ajudar seus diversos vendedores e compradores, grandes marketplaces investem em tecnologias […]
Leia Mais
Os provedores (Hotmail, Yahoo, Gmail e tantos outros) cada vez mais exigem um comportamento coerente de quem envia e-mails. Para atingir bons resultados em campanhas de e-mail marketing, é extremamente importante o planejamento dos disparos quanto a foco e resultado esperado. Por isso, é essencial que haja um equilíbrio entre volume, constância e frequência dos […]
Leia Mais
Todo plano de negócios deve ter um estudo financeiro, com provisão de despesas e receitas, garantindo assim um controle do empreendedor sobre seus resultados, e facilitando a tomada de decisões. É importante que você faça um planejamento de fluxo de caixa, assim como o DRE da empresa (Demonstrativo de Resultados do Exercício). Esses documentos te […]
Leia Mais
Imagine o simples cenário: você tem um negócio e, mesmo que a concorrência não seja grande, é preciso disputar o público-alvo. Para atingir seus potenciais clientes é necessário investir tempo e dinheiro. Os dois juntos, sempre. O benefício deste esforço é a audiência, com visitantes em seu site. Eis a primeira conversão. Do total de […]
Leia Mais
Publicado no último dia 15 de março, o novo Código de Defesa do Consumidor para o comércio eletrônico representa um avanço nas relações de consumo. O Decreto Federal 7.962/13 que regulamenta o CDC entrou em vigor em maio deste ano detalhando uma série de questões que prometem chacoalhar o mercado, que progride ano a ano. […]
Leia Mais
Comentários