Métrica utilizada pelo Groupon teria superestimando seu valor de mercado
O Groupon está sendo forçado a realizar mais mudanças na apresentação de seu IPO, com os reguladores norte-americanos preocupados com um tipo não tradicional de medidas contábeis utilizadas pela empresa que podem estar superestimando seu real potencial de ganho, afirmou um novo relatório.
O relatório gerou diversos comentários no mercado de e-commerce sobre a estabilidade financeira do Groupon, questionando sobre quanto a companhia está gastando em marketing e o quanto do dinheiro de investidores já haveria sido sacado.
Este novo relatório vem após outro anterior publicado mês passado que indicou que o Groupon talvez precise atrasar sua IPO devido a ordem de modificações por parte dos órgãos reguladores. A empresa então alterou pela primeira vez seu pedido de abertura.
De acordo com matéria do Wall Stree Journal, o Groupon está tendo que novamente alterar seu documento para eliminar as referências ao termo “ACSOI, ou lucro operacional consolidado ajustado por segmento.
O groupon justifica a utilização deste peculiar método de contabilidade, pois afirma que tem de contabilizar as despesas one-off que a empresa despendeu para consolidar seu crescimento mundial a taxas elevadas.
No momento da apresentação do pedido de IPO, o executivo chefe do Groupon Andrew Mason afirmou que “nós definimos este conceito como nossa rentabilidade antes dos custos de marketing gastos para sustentar nosso crescimento a longo prazo.”
De acordo com o pedido o original, o ACSOI alcançou US$81,6 milhões no trimestre anterior, e US$60,6 milhões em 2010. Entretanto, a empresa registrou perdas de mais de US$100 milhões no primeiro trimestre do ano passado.
O novo relatório indica que a mudança poderá ser realizada dentro dos próximos dias e que está acontecendo um debate na empresa sobre como lidar com as pressões impostas pela Securities and Exchange Commission.
A Pressão dos reguladores veio junto com comentários gerados dentro da indústria sobre quanto dinheiro os investidores já sacaram da empresa, gerando discussões sobre a visão de longo prazo de seus fundadores.
Sam Yip, pesquisador sênior do Telsyte, afirmou que o novo relatório ainda não foi confirmado, mas faz sentido os reguladores desconfiarem de uma nova medida que trouxe ao Groupon um crescimento sem precedentes.
“Não existe dúvida que o Groupon está passando por um momento de extrema importância, e eles são uma forma de divisão dentro desta indústria no mundo todo”.
“Embora o mercado possa ter alguns saltos de crescimento, eles seguem uma tendência. E os princípios tradicionais de contabilidade são medidas seguras. Faria sentido para o Groupon se afastar de uma medida que nunca foi usada antes”.
Categoria: Disputas